Fundação Wikimedia https://wikimediafoundation.org/pt/ Thu, 31 Jul 2025 19:49:14 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.2 https://wikimediafoundation.org/pt/wp-content/uploads/sites/31/2018/05/cropped-wikimedia-logo_black-svg-2.png?w=32 Fundação Wikimedia https://wikimediafoundation.org/pt/ 32 32 245848615 Carta aberta para proteger a Wikipédia e outros projetos de interesse público no Pacto Digital Global https://wikimediafoundation.org/pt/news/2025/07/15/carta-aberta-proteger-wikipedia-pacto-digital-global/ Tue, 15 Jul 2025 19:36:07 +0000 https://wikimediafoundation.org/?p=74748 Uma nova carta aberta da Fundação Wikimedia, a organização sem fins lucrativos que opera a Wikipédia e outros projetos Wikimedia, e afiliadas do Movimento Wikimedia ao redor do mundo, apela aos Estados Membros da ONU para protegerem a Wikipédia e outros projetos de interesse público no futuro Pacto Digital Global.

The post Carta aberta para proteger a Wikipédia e outros projetos de interesse público no Pacto Digital Global appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>

O Pacto Digital Global é uma oportunidade única e crucial para moldar nosso mundo digital de uma forma que promova o interesse público e apoie o desenvolvimento sustentável para todas as pessoas, em todos os lugares.

 
Nós, as pessoas signatárias desta carta aberta, apelamos aos Estados-Membros da ONU para que adotem uma visão positiva para um futuro da Internet que apoie e empodere comunidades diversas em todo o mundo para criar e operar projetos de conhecimento livre e aberto. Os projetos da Wikimedia, incluindo a Wikipédia, a enciclopédia on-line, disponibilizam para o mundo o maior repositório livre e aberto, multilíngue, intercultural e universalmente acessível de materiais educacionais já criado. Os projetos da Wikimedia geridos pelo voluntariado têm formado um ecossistema liderado pela comunidade que defende a integridade da informação. Estes projetos servem como infraestrutura pública digital para conteúdo enciclopédico, neutro e de licença aberta em mais de 300 idiomas.  

A experiência de mais de duas décadas da Wikipédia nos ensinou que a Internet precisa ser aberta, global, interoperável e inclusiva para poder servir a toda a humanidade. Para isso, três compromissos essenciais devem ser incluídos no texto do Pacto Digital Global:

Durante mais de duas décadas, comunidades de pessoas voluntárias contribuindo no interesse público para projetos de conhecimento livre e aberto, como a Wikipédia, que é apoiada pela Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos, têm desenvolvido sistemas de auto governança para curadoria e moderação de conteúdo. O objetivo destes sistemas é assegurar que a informação criada e compartilhada nos projetos é confiável e de proveniência comprovada.

As atuais discussões regulamentares frequentemente focam nos desafios decorrentes dos modelos de cima para baixo, com fins lucrativos de governança digital, e não abordam suficientemente o impacto positivo das comunidades de interesse público estabelecerem modelos participativos e colaborativos de autogovernança. Os espaços on-line regidos por comunidades empoderam as pessoas contribuidoras a melhorar a confiabilidade do conteúdo no interesse público, concebendo políticas e práticas adequadas ao contexto que enfatizam valores como segurança e inclusão.

Acreditamos que os projetos da Wikimedia são exemplos destes espaços on-line. Projetos globais de conhecimento livre e aberto, como a Wikipédia, não deveriam ser raros: a comunidade internacional deveria apoiar, através de políticas públicas, financiamento e outros recursos, um mundo onde comunidades on-line diversas possam criar e reger seus próprios projetos de interesse público, desenhando estes projetos para serem equitativos e que possam contribuir para um ecossistema de informação on-line mais saudável.

À medida que as regulamentações para ambientes on-line evoluem, precisamos garantir que estes marcos regulatórios promovam uma Internet onde os projetos de interesse público prosperem e onde novos espaços de intercâmbio cultural e educacional que sejam responsáveis, éticos e inclusivos possam surgir.

A Wikipédia e outros projetos de interesse público que proporcionam acesso ao conhecimento são bens públicos digitais criados em commons digitais robustos. Estes projetos apoiam o acesso das pessoas a informações e conhecimentos verificados e confiáveis, servindo assim o interesse público.

Bens públicos digitais, como a Wikipédia, dependem de um domínio público próspero e de um ecossistema de informação on-line com conteúdo livre e de licenciamento aberto. 

O conhecimento e a informação com financiamento público devem ser disponibilizadas a todas as pessoas sob uma licença livre e aberta para que possam ser utilizadas e reutilizadas. O domínio público deve ser ainda mais protegido na era digital, garantindo, por exemplo, que não serão concedidos novos direitos exclusivos para a digitalização de obras existentes.

As plataformas que desenvolvem bens públicos digitais, como a Wikipédia e outros projetos da Wikimedia, também apoiam espaços on-line multilíngues e interculturais, que são fundamentais para o desenvolvimento de espaços on-line inclusivos e para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acreditamos que quando as ferramentas de IA e ML permitem que as pessoas acessem e verifiquem o conhecimento, as mesmas podem promover muitos dos ODS. Na verdade, a comunidade de pessoas voluntárias da Wikipédia tem criado e implantado sistemas de ML há muitos anos para auxiliar na curadoria e moderação de informações confiáveis. Para servir o interesse público, os riscos que estas ferramentas também podem apresentar devem ser contrabalançados através do seu desenvolvimento de acordo com as normas internacionais de direitos humanos. A participação no desenvolvimento destas ferramentas deve ser gerida através de processos transparentes e abertos controlados pelas comunidades que as ferramentas se destinam a ajudar. Em última análise, os sistemas de IA e ML só podem ser confiáveis se forem treinados com base em conhecimentos de origem comprovada, criados e moderados por seres humanos que recebem o devido reconhecimento pelas suas contribuições.

O potencial pleno da Internet – possibilitando a colaboração, ampliando o acesso ao conhecimento e promovendo o progresso social – depende de um esforço conjunto dos governos, dos formuladores de políticas e da sociedade civil para proteger os espaços de interesse público on-line.

O Pacto Digital Global deve salvaguardar o que de melhor a Internet já oferece: comunidades on-line trabalhando em colaboração, espaços que protegem os direitos humanos e plataformas lideradas por pessoas voluntárias que tornam os bens públicos digitais – incluindo conhecimentos diversos e verificáveis – acessíveis a todas as pessoas, em qualquer lugar.

Assinaturas

  • AvoinGLAM
  • Creative Commons
  • Creative Commons Italy Chapter
  • Open Knowledge Foundation
  • The Wikimedia Foundation
  • Wiki Movimento Brasil
  • Wikimedia Armenia
  • Wikimedia Australia
  • Wikimedia CH
  • Wikimedia Chile
  • Wikimedia Colombia
  • Wikimedia Community User Group Rwanda
  • Wikimedia Community User Group Uganda
  • Wikimedia Czech Republic
  • Wikimedia Deutschland
  • Wikimedia España
  • Wikimedia Europe
  • Wikimedia Georgia
  • Wikimedia Ghana User Group
  • Wikimedia Italia
  • Wikimedia México
  • Wikimedia Netherlands
  • Wikimedia Österreich
  • Wikimedia Sverige
  • Wikimedia UK
  • Wikimedia User Group Nigeria
  • Wikimedians of the Caribbean User Group
  • Wikimedistas de Uruguay

*Para assinar a carta, por favor, preencha este Formulário do Google. Para detalhes sobre como as informações que você compartilha neste formulário serão tratadas, consulte esta declaração de privacidade.

Co-signatários

NúmeroAssinaturaPaisOrganização
1Diego HättenschwilerSwitzerland
2Matt AndrewsUnited States
3Vanj PadillaPhilippinesShared Knowledge Asia Pacific
4Rachmat WahidiIndonesiaWikimedia Indonesia
5Tila CappellettoBrazilWikimedia Foundation and Wiki Editoras Lx
6Joydeep SenguptaGermany
7Kyle VuUnited States
8Bernardo OliveiraPortugal
9Nurul Rifqah FahiraIndonesia
10Kanyadibya PrasetyoIndonesiaWikimedia Indonesia
11Nadia HanessianSwitzerland
12Dr. Ziko van DijkNetherlandsKlexikon
13Tim SandgrenSweden
14Nikolai
15Fachria MarasabessyIndonesiaUniversitas Terbuka
16Bita BabolianIran
17Stefan CibianRomaniaFagaras Research Institute
18Mukul PandyaUnited States
19John Gorrell
20Andrea GuzmanSwitzerlandPublic Health – Johns Hopkins
21Erika MartinezColombia
22Laura AbrilColombia
23RonRitchieUnited States
24Marissa Strniste
25Nicolás Bautista DuarteCanada
26Janice Dean
27Ángela DuarteCanada
28Nate AngellUnited StatesNudgital
29Jorge PulecioColombiaFundación Amazonia y Vida
30Sam TaggUnited StatesWriter
31Daniel GuzmanUnited States
32José Ignacio JiménezUnited States
33Gonzalo Sánchez-GómezColombia
34Emelie Rivard-BoudreauCanadaWikiclub Croissant boréal
35Joshua LevensUnited States
36Ignacio guillenColombia
37Henrique NeivaBrazilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
38Juliana GordilloColombia
39Richard NevellUnited KingdomWikimedia UK and the University of Exeter
40Elizabeth SpicaUnited StatesOpen Counsel, LLC
41Nelly Duarte
42Silvia GutiérrezMexicoWikimedia Foundation
43Valério MeloBrazilWiki Movimento Brasil
44Martha Duarte
45Anamaria NietoColombia
46Maria Eduarda Rodrigues
47Juan Dimey
48Andreas Mitchell
49AM TrépanierCanadaCinémathèque québécoise
50Dianne SkeltonNew ZealandWikimedia Aotearoa New Zealand
51Adriana RosellColombia
52Marcus Vinícius Pereira da SilvaBrazilFundação Oswaldo Cruz
53Anna TumadóttirUnited StatesCreative Commons
54Divine NantezaUgandaWikimedia Community Usergroup Uganda
55Maria DuarteUnited StatesUniversity of California, San Francisco
56Isaac LooremetaKenyaCarnegie Mellon University
57Francisco BarretoColombiaDe acuerdo
58Shuhada Rosdi
59Ismael OleaSpain
60Adriana SandovalSpain
61Claudia Arroyave O’BrienUnited States
62Luz Esperanza Duarte OrtegaColombia
63Juan Duarte
64Monica BonillaColombiaWikimedia Colombia
65Juanita VargasColombia
66Osvaldo LarancuentDominican RepublicISOC Chapter Dominican Republic
67Juan Camilo SandovalColombia
68Irvin Sto. TomasPhilippinesBikol Wikipedia Community
69Nora RodriguezColombia
70Maffeth Opiana-Sto.TomasPhilippinesPhilWiki Community
71Cesario ErricoUnited States
72Margot AlbinUnited States
73Francesco Roveto
74Luis Jimenez
75Laura Ines OliverosColombia
76Sara Hilarión DíazColombia
77Soha EshraghiUnited StatesCiti
78Tara DasUnited States
79Everett PaletUnited States
80Laura RodríguezColombia
81César MendozaMexico
82Max GoldmanUnited States
83Taufik RosmanMalaysiaWikimedia Community User Group Malaysia
84Baluku BrianUgandaWikimedia Community User Group Uganda
85Jurina JoniminMalaysiaWMCUG
86Idd NingaTanzaniaDunia Salama Foundation
87Macholi Chris BenardUgandaWikimedia Community User Group Uganda
88Muhammad Rifqi SaifudinIndonesia
89Arthur PicernaFrance
90Ahmad Wafiq Aqil Bin KamarulMalaysiaWikimedia Community User Group Malaysia
91Laura JamesUnited Kingdom
92Libby CummingsUnited States
93Eliana QuirozBolivia
94Maria Paulina JaramilloColombia
95Jake OrlowitzUnited StatesWikiBlueprint
96Victoria Kure-WuGermany
97Erwin SentausaFranceWikimedia Indonesia
98Peter SuberUnited StatesSenior Advisor on Open Access, Harvard Library
99Wilfredo Rafael Rodriguez HernandezCanadaWikimedia Canada
100Barbara MillerUnited States
101Kamila SoučkováSwitzerland
102Pablo CorredorColombia
103Arshak ShahenyanArmeniaWikimedia Armenia
104Martin Adalberto Tena Espinoza de los MonterosMexicoUniversidad de Guadalajara
105Isaac Lopez
106Deoband Community WikimediaIndia
107Christine PloteGermany
108Stephen DakyiGhanaWiki Green Initiatives
109Vladimir CortésMexico
110Adhmi FauzanIndonesia
111Éder PortoBrazilWiki Movimento Brasil
112Maria RojasColombia
113Huaira FoundationEcuadorHuaira Foundation
114Siggi WeideGermanywebgrrls Deutschland e. V.
115Jenny Ebermann (Wikimedia CH CEO)SwitzerlandWikimedia CH
116Ulrich LantermannSwitzerlandWikimedia CH
117Michael GranitzerGermany
118Isla Haddow-FloodSouth AfricaWiki In Africa
119Florence Devouard (representing Wiki In Africa)South AfricaWiki In Africa
120Wikimedia ColombiaColombiaWikimedia Colombia
121Correl MorisMalaysiaKent Wiki Club
122Jilorisa JohnMalaysiaKent Wiki Club
123Pilar de la PrietaSpainWikimedia España
124Michael WestUnited Kingdom
125Andy Mabbett, FRSAUnited KingdomWikimedian
126Jane DanielsUnited KingdomAmgueddfa Torfaen Museum
127Patrick Snyder
128Bernardo García QuirogaColombia
129Maria Clara Ortiz KaramColombia
130HardiansyahIndonesia
131Olga SpingouGreece
132Martin PoulterUnited KingdomWikimedian
133Sandra AcengUgandaWikimedia Community Usergroup Uganda
134Dr Anita HallUnited Kingdom
135Jeni MerinoUnited States
136Teresa MacKinnonUnited KingdomHonorary Life Member of Association for Learning Technology
137Andi InácioBrazilWikiMulheres+ | Wiki Movimento Brasil
138MJ DeeryUnited States
139Nikolas BeckerGermany
140Pedro Moreno ChavesColombia
141Kyung Sin ParkSouth KoreaKorea University | Open Net Korea
142Geoffrey KatereggaUgandaWikimedia Community User Group Uganda
143Leanne RitchieUnited States
144Fraser MorganUnited Kingdom
145Luciana BritoBrazilUniversidade Federal do Rio de Janeiro
146Aviv SapireIsrael
147Alek TarkowskiPolandOpen Future Foundation
148Daniela Branson
149Donatien K. KoffiIvory CoastWikimedia Community User Group Côte d’Ivoire
150Diana Betzler
151Emily BandeiraBrazilBoca Language Justice
152Lorna M. CampbellUnited Kingdom
153Bernhard René WallischAustria
154Maria Fernanda De BrasdeferMexicoIFLA
155Filippo CataniaItaly
156Curt NewtonUnited StatesMIT OpenCourseWare
157Dimitar DinevBulgaria
158Mukesh BaniyaIndia
159Samer AfhadPortugal
160Anthony B DixonAmerican Samoa
161Tracy ClayUnited States
162Wendy ArenasColombia
163Tanakorn SensunonThailand
164Nasri NasirMalaysiaWikimedia Community User Group Malaysia
165Sherry AntoineUnited StatesWikimedians of the Caribbean and AfroCROWD
166Lu KlunderMexico
167Robin HicksUnited States
168Ezequiel LopezArgentina
169Laura ArosaColombiaUniversidad Nacional de Colombia
170Dwayne PerraultCanadaAdministrator
171Ahaan ChaudhuriIndia
172Odoh CosmasNigeria
173Andrea MerrillUnited States
174José GamaPortugal
175Katherine TownsendUnited StatesWorld Wide Web Foundation
176Alfred HendrixUnited States
177Marco ChemelloItaly
178Juan Dimey
179Filip KramecCzech RepublicBrno University of Technology
180Cooper WhiteNew Zealand
181Sinan BaytarTurkey
182Nico MathuseAustria
183Rasmus GieselGermanyMOR Design
184Jan SoonsBelgium
185Noël HardenneBelgium
186César Alcántara
187Eric De GrooteBelgium
188Jean HigginsIreland
189Carmen JohnsonBenin
190Kao HerAlbania
191Rajneesh KumarIndia
192Tom HutchersonUnited States
193Jiří ŠpačekCzech Republic
194David PhoenixUnited States
195Archie MilesUnited States
196Vanthuy GwynnUnited StatesRetiree
197Jill GodmilowUnited StatesFilmmaker, retired professor at University of Notre Dame
198Samaya AnjumBangladeshGlobal Network Initiative
199Jaime SparrUnited States
200Felipe Pacheco de Lima OliveiraBrazil
201Takeshi KoyamaJapan
202Maribel RenteriaAlbania
203Joshua BoyleAustralia
204Bunchan Sawangban
205Kathleen TuckerUnited States
206Marco Giuseppe TomaItaly
207Luis Quintero PulidoMexico
208Anne KendallAustralia
209Nizo PriskornSweden
210Robert S. HagglundUnited StatesApp development and design, and engineering
211Mille HoejerslevDenmark
212Joseph EdwardsUnited States
213Mir Fazly RabbyBangladesh
214Saara MerikiviFinland
215D. R. MyersUnited States
216Rakhee Kaushik
217Cherise SmithUnited States
218Ethan CrouchUnited StatesMoore School District I-2
219Julia SnyderUnited States
220Kentraiyle RobinsonUnited States
221Rüdiger FriesGermany
222Ana PetracheRomania
223Jon Schulle-NABLE, EcoRestoration Alliance
224Pierluigi FeliciatiItalyUniversity of Macerata
225Scott LangerUnited States
226Valerie StilsonUnited States
227Emily BodenbergUnited States
228Mariam YoussefEgyptInstatus
229Robby TaineUnited States
230Lisa LivingstonUnited States
231Shreya PaulBangladesh
232Nana Ama Serwaa Brenya
233Hector DominguezUnited States
234Enrico BertacchiniItalyUniversity of Turin
235Lu KlunderMexico
236Marco SeveriniItaly
237Luis ValenzuelaBrazil
238Carlos E. FerreroItalyFreelance translator
239Alejandra Dulcey GarridoColombiaFreelance
240Lizet MespoletUruguay
241Karla de SilvaChile
242Manik Kumar BiswasBangladesh
243Anderson PatiñoColombiaUniversidad Católica de Oriente
244Flavio SartorettoItalyA. P. R. I.
245Monica P. Tamayo T.Colombia
246Saksham ShekherIndiaMiru project
247Lance Mok
248Linda HuguesUnited States
249Mohammad Akhari B.Iran
250Suzie ZenkerUnited States
251Gerhard TrobeAustria
252Jonny B. RoyalUnited StatesBusiness owner
253Niall MacaulayUnited StatesUrban Paradise Guild
254Sanjeev KumarBrazil
255Mourad Iftene
256Marilyn NaborsUnited States
257John MayburyUnited States
258Itzel Alejandra CampaMexico
259Nguyen VuVietnamVietnam Wikimedians User Group
260Matthew ElseUnited Kingdom
261Dashti Fatih QadirIraq
262Krystle RogersBarbados
263Diedra LizcanoUnited States
264Melissa BennettUnited States
265Anderson Luis
266William WandieKenya
267Bernard Pierre-JeanFranceBalades Entomologiques
268Hector MartínezMexico
269Claraluz KeiserPortugal
270Mohammad DargahiIranPersian Wikipedia
271Jhayla PriceUnited States
272Juan Alejandro Banghrara CastañoColombiaConsultant
273Clinton NturibiKenya
274Andrea SchellerSwitzerlandWikimedia CH
275Dewi SulistoningrumIndonesiaPerkumpulan OpenStreetMap Indonesia
276Anne DandridgeUnited States
277Roger CousinsCanada
278Demetrius BoydUnited StatesMarketer
279Justus DreylingGermanyCOMMUNIA
280Veronika IlatovskayaRussiaState Official Institution of the Arkhangelsk region – Arkhangelsk Forestry
281乌宏博China
282Jenny EbermannSwitzerlandWikimedia CH
283Nazha Habib EidLebanon
284Suraj NahakIndia
285Guy KeeneUnited States
286Garrett Smith
287Mebrahtom GideEritrea
288Kathleen Singca
289Nguyen Minh CuongVietnam
290George WhitbreadUnited StatesYork Adult Education
291Demetrius BoydUnited States
292Esther Ng’ang’aKenyaKenya National Library Service, Nairobi
293Zeeshan AliIndia
294Walufu EvansUganda
295Marlon TolentinoAlgeria
296Angus AndersonCanada
297長谷川 貴穗Japan
298Adalmir de Oliveria NogueiraBrazil
299Al RobbinsUnited States
300Alexandre LegaultCanada
301Jeff JarvisUnited StatesAuthor, “The Web We Weave”
302David BloomUnited States
303Marc GeyskensBelgium
304AHM Bazlur RahmanBangladeshBangladesh NGOs Network for Radio and Communication, and Bangladesh Initiative for Unified Voices on Global Digital Compact
305Mickey ReynoldsUnited States
306Jack WalickiUnited States
307Hilda BastianAustralia
308Kendell HedgespethUnited States
309Isabelle ThomasFrance
310Muhammad Mirazul
311John MidworthUnited States
312Alex LavadoSpain
313Elyse GrubbUnited StatesGeneral Services Administration
314Jose Isabel Rosales LopezHondurasSecretaria de Educación
315Lucas CarterUnited StatesSouthside High School
316Paul SeverinAustria
317Michael GolembeskyUnited States
318Mykayla YoungUnited States
319Tam Thanh Nguyen
320Ogden Thomas Davis TenorioMexico
321Richard LittledaleUnited States
322Suthat ThongchueaAkrotiri and Dhekelia (UK)
323Jude MathurineSouth AfricaNelson Mandela University
324Shirley Spence-LemoreCanadaEx-military Royal Canadian Air Fource, National Defense
325Tamika DurhamUnited States
326Kerstin AmnerthSweden
327Oswaldo GarciaMexico
328Margarita SidiraGreece
329Susanna ÅnäsFinlandAvoinGLAM
330Obasi MarthaNigeria
331Enrique N. GarciaCanadaEnrique N. Garcia Translations
332Philip ArdellUnited States
333Rodney TranthamUnited States
334Donna KrugerUnited States
335Akshaya Kanjaka
336Loida LunaMexico
337Windi SariIndonesiaPreservation of Javanese cultural arts
338Nguyễn Văn HiàVietnam
339我的回答Hong Kong (China)
340Abdul RokhimIndonesia
341George DoryAmerican Samoa (US)
342Juan Carlos Álvarez RiveraMexico
343Muhammad GumamansurAlbania
344Nina OngUnited States
345Samyrat SohradovTurkmenistan
346Ollie BootlandAnguilla (UK)
347Sunette GroblerSouth Africa
348Isam Maker
349Tyler HawthorneUnited States
350Thao VuGermanyMax Planck Institute for Social Anthropology
351Charles S RamseyUnited StatesMedallion Marketing
352Dennis NzesyaKenya
353Yanelis ValdesUnited States
354Sphoorthy NutulapatiIndia
355Deepak IntiIndia
356Pratik Mohanty
357Anwesha Biswas
358Lucas BeloBrazilUniversidade de São Paulo
359Teguh KediriIndonesia
360Nishanth MatlaIndia
361Felipe Osorio UmañaChileWikimedia Chile
362George DoryAmerican Samoa (US)
363Nichkhun Thongchay
364Keerthi NutulapatiGermany
365Reshma BegumIndia
366Juan Carlos Álvarez RiveraMexico
367Nikhil KumarIndia
368Petr OnderkaCzech Republic
369Patricia MusarraUnited States
370Monte McKenzieUnited States
371Dmitry NovobritskyUnited Kingdom
372Asghar AliPakistanAllama Iqbal Open University
373Karunanantham Bose
374Sofía Herrero García
375Enrique Ortega CortezChile
376Jecinta GakeniaKenya
377Davorin MitarCroatia
378Patricia DunfordUnited StatesConnections In Light
379Lena Atlas
380Bob CavanaughUnited States
381Roger GhysensBelgium
382Quinto RwotoyeraUganda
383James W PetersenUnited States
384Theerayutt PoontanaThailand
385Adiel PedrazaUnited States
386James KaneCanadaRisk Motion
387Hisham Al-HamzawiMorcco
388Brian DavisonUnited States
389Lorenzo RogersCanada
390Thomas VanggaardDenmark
391Naaji AwalleSomalia
392Satyam KumarCongo
393Pannapa MaysaThailand
394Blerina BllacaAlbania
395Rebecca AyivorGhana
396Miguel L Gomez JrUnited StatesOlek Productions
397Germain OlagueMexicoLaminart
398Arianna Isabel Monagas Boada
399Saeed Al-MasouriYemenMarketing
400Leslie TongUnited States
401Mary Cathryne Caraway Jacob, JD, BS, MBAUniversal Life
402Percival BiterboPhilippines
403Alexandros KoutouzisGreece
404Virginia C Ogden
405Masego MokgatlhaSouth Africa
406Theodore KonstantopoulosGreece
407Ioanns KontogiannisGreece
408Miranda VerlintNew Zealand
409Kiersty CoxUnited States
410Dora ZorzCanadaAuthor
411Mario MembreñoNicaragua
412Damon Dedemadis PetrakisGreece
413Tamamo TahaEthiopia
414Kun HyunUnited StatesPolymer Processing Institute
415Ruth BuxmanUnited States
416Mukim SugiartoIndonesia
417Norah JuliusTanzania
418Stella Founta
419Rhonda FroehleUnited States
420Christophe ZacharopoulosGreece
421James PersonUnited States
422Kristine LindUnited States
423Tomoki YamadaJapan
424Dutch Danley
425Dmitrii SimkinFinland
426Cindy Dashnaw JacksonUnited StatesCause Communications LLC
427Walid AldweekEgypt
428Nancy D LikarishUnited States
429James SteinAustralia
430Noah JennerCanada
431Gail WilsonAustralia
432Leslie LewisUnited Kingdom
433Oluwaseun ObasolaNigeriaUniversity of Ibadan
434Patryk Dittmann
435Rachel BuschUnited States
436Muhamad Tazzali Bin JaafarMalaysia
437Peter GrundUnited States
438Juanita MoolmanSouth Africa
439Richard TroxelUnited States
440David LapierreCanada
441Spiros VlahopoulosGreeceUniversity of Athens, Department of Medicine
442Zara TikamnerDominican Republic
443Steven RossUnited StatesRoss Enterprises
444Taizan IwasakaJapan
445Benjamin FazzioUnited States
446Ila AsplundUnited States
447Helen UsadelUnited States
448Yusuf Essop
449Kelson Francisco GonçalvesPortugal
450Olaifa AdewaleNigeria
451Tim Standen
452Rajiv ArpanIndia
453Thomas PicheFrance (metropolitan)
454Thayler PereiraBrazil
455Sami MollickBangladesh
456Adam SkeltonAustralia
457Matthew BordersUnited States
458Tim Trittipo
459David LathngueUnited Kingdom
460Guadalupe DelgadoMexico
461Fermí Pons-PonsSpain
462Alexia IliadouGreece
463Xiao Han LeeTaiwan
464David KiraguKenya
465Jeron KnightUnited StatesDemocratic Socialists of America
466Jacob ButcherUnited States
467Paulo Coelho AlvesPortugal
468Mohammad Dawood KarimyAfghanistan
469Nicole HalletUnited StatesGlobal DNS services and development
470Robert BeckerUnited States
471Frederik de JongeNetherlandsHealthcare
472Rina S LenstraAustralia
473Kanhai Prasad ChourasiyaIndia
474Alice CarterUnited States
475Fred VonUnited StatesFred Von Studios
476Fernanda IkedoBrazil
477Hassan KaabiIran
478Jana VegaSpainDonor
479Sergey Vladimirovich GridnevRussia
480Chandrima BhattacharjeeIndia
481Maria PaikouGreece
482Cristopher DiazPhilippines
483Georgina SánchezSpainWikipedia volunteer editor
484Darin Edlen
485Juan Carlos Álvarez Rivera
486Maria Emmanouela ArnidouGreeceMaria Emma Supercomms
487Ennis SagniezFrance (metropolitan)
488Thomas JonesUnited States
489Kenji UedaJapan
490Muhmmad RadenaulyanurywijayaIndonesia
491Edward Egner
492Joseph Archibald WhadjiGhana
493Rosie ElliottAustralia
494Aayat SunesaraUnited States
495Michael RomeroUnited States
496Muhammad BilalPakistan
497José Luis León PolancoMexico
498José L Escalona GuerreroUnited States
499Corne LombardSouth Africa
500Rasolonirina PrinciaMadagascar
501Patrick OkwareSouth Georgia and the South Sandwich Islands (UK)
502Matthew PeakUnited States
503Okechukwu VictorNigeria
504Yania NadaSpain
505Akira MizushimaJapan
506Simon StellasSweden
507Luiz Fernando Machado SoaresBrazilUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
508Violeta GarcesMexico
509Angela BellacosaUnited States
510Ramon E OzunaUnited States
511Daniel Pan
512Jayden SkinnerAustralia
513Bettie CrawlUnited States
514Abu Band Al-OsaimiIraq
515Bryson HalleyUnited States
516Jules GitelmanUnited StatesArthistorychick
517Nora Pomplun
518Bilal AshrafPakistan
519Rémy GerbetFranceWikimedia France
520Gary Wharton
521Juan Carlos Álvarez Rivera
522Christopher PowrieAustralia
523Kishan SumanAlgeria
524Ximena ZerdanSpain
525Traore ZiegnougoIvory Coast
526Narjisse SarehaneUnited StatesCalifornia Governor’s Office of Business and Economic Development (GO-Biz)
527Isa CondronUnited Kingdom
528Lucas GesingParaguay
529Raimaa GuptaIndiaStudent
530Janet ArnoldUnited States
531Christos MalegkosGreece
532Titus Arnold
533Vasiliki PapatsarouchaGreece
534Kristian WhitworthUnited States
535Vanesa GomezArgentina
536Karen DowningUnited States
537Khangal TsetsegmaaMongoliaESP Foundation
538Saeed RajaPakistan
539Cornelia PoulopoulouGreeceUniversity of Athens, Department of Medicine National and Kapodistran University of Athens, Medical School
540Raul ChristianUnited States
541Tiền Tiền
542Heather WimberlyUnited States
543Carl-Oscar BromanderSweden
544Juan Carlos Hernandez CallejaSpain
545Ron GallieCanada
546Linda RuswinkleUnited States
547Kathryn DarrahUnited States
548Ahmed Mohammed Musa abd ElmoniemSudan
549Josephine JonesUnited States
550Barbara SugiharaJapan
551Hayk Zadoyan
552Alakesh ChetiaUnited States
553Joanna MillsteinUnited StatesColorado School of Mines
554Farzan FarajizadehIranIslamic Azad University
555Filip KramecCzech Republic
556Cassia StepakUnited States
557Nurul Rifqah FahiraIndonesia
558Alex SharapovUnited States
559Seth HaysTaiwanDigital Governance Asia Center of Excellence
560Praman Chonphimai
561Esther NgangaKenyaKenya National Library Service
562Marcos TamargoSpain
563Samson DushimimanaRwanda
564Teresa MacKinnonUnited Kingdom
565R V Lakshmanan
566Lindan MalikIndonesia
567Paulette KenyonUnited StatesDonor
568Isaac LooremetaKenyaCarnegie Mellon University Africa
569Mohsen HeydariIran
570Brian SmithAustralia
571Amy GuoCanada
572Gobindo SarkerBangladesh
573Maryanne GroomeUnited States
574Ath SeyhaAmerican Samoa (US)
575Balázs NémethSpain
576Elora VinkCanada
577Fredric DienerUnited States
578Amanda NashUnited States
579Alesha EdwardsUnited States
580Raymond RarapiPapua New GuineaSelf-learner
581David NurhidayatIndonesia
582Roswitha KorobiUnited States
583Bhavin PatelUnited States
584Álvaro EchegoyánSpain
585Donna MilanUnited States
586Ekkanit ThipphochThailandPimpakon Company
587Stanley GlancySwitzerland
588Khalil Al-Aqayla
589甘莅豪China中国大陆维基人
590Esmeralda Yanet Esquivel PinedaMexico
590Andrea MartínezSpain
591Viola IordamovaGuinea-Bissau
592Bishnu KunwarNepal
593Peter UdenUnited StatesUniversity of Massachusetts Amherst
594AmriansyahIndonesia
595Dr Ludger BüscherBotswana
596Chenfan WoongCanada
597Ali KazmiNorway
598Carl LykinsUnited States
599Simon ThomasUnited Kingdom
600Danny TraskUnited States
601Franca LampugnaniSpain
602Juan Carlos Álvarez RiveraMexico
603Artur NausPoland
604Stephanie TaftUnited States
605David Joy
606David PickeringUnited StatesPublic school administrator
607Diantea Hodo-VansickleUnited States
608Adeshinna Covenant AyomideNigeria
609Kristie WallaceUnited StatesFacilitator
610Volkan UralTurkeyWikimedia volunteer
611Jose Ivan HernandezUnited StatesMiraCosta College | JD Hernandez Management
612Zassar HussainNetherlands
613Kayzar OmarMalaysia
614Erhan Çokkeçeci
615Jack ReichardtUnited States
616Connor Tate
617Khaled Sakr
618Kemal UsmanEthiopiaWikipedia volunteer editor
619Dominic MichUnited KingdomTransgender rights activist
620Hugh GladwinUnited States
621Malia WilsonUnited States
622Alan MickeyUnited States
623Avner ShefaIsraelBeyondable Group
624Tasil BhaenaIndia
625Isabel LaubscherSouth AfricaHealthgarde Southern Africa
626Barbara Duarte BarrenecheaSweden
627Judah HansenUnited StatesThe People’s Internet
628Neil BaldwinUnited States
629Myo Ko Ko ThantThailand
630Donald AnsonUnited StatesRetired military
631Jim GriffithsCanada
632Martin YoungHong Kong (China)
633Jim VegaPuerto Rico (US)
634Muhammad FahadPakistan
635Geoffrey MercerUnited Kingdom
636Sam AphiweSouth Africa
637Deborah BuckleyUnited States
638Marco Antonio Gómez PérezMexico
639Rosi GonzalezSpain
640Dr Assem ElabharEgypt
641Frank MurilloUnited States
642Indika MaligaspeUnited Arab Emirates
643Yannick St-Arnaud
644Omario UrunovGermany
645Muhaddith Amiri
646Ronnie VillarealPhilippines
647Meriah KruseUnited StatesLife Force Marketing
648Gayo BahGambia
649Marília RochaBrazilWiki Movimento Brasil
650Tiffney Coleman
651Betty LittleUnited States
652Tatiane GoninoCanada
653Wikimedia Community User Group RwandaRwanda
654David BucheliColombia
655Ramiro ArzeBolivia
656Rochelle GuillouUnited States

Inscreva-se para atualizações ocasionais por e-mail da Fundação Wikimedia assinando nossa newsletter, que é enviada trimestralmente em inglês.

The post Carta aberta para proteger a Wikipédia e outros projetos de interesse público no Pacto Digital Global appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
74748
7 motivos para você doar para a Wikipédia https://wikimediafoundation.org/pt/news/2025/07/15/7-motivos-para-voce-doar-para-a-wikipedia/ Tue, 15 Jul 2025 19:36:07 +0000 https://wikimediafoundation.org/?p=74148 A Fundação Wikimedia, garante que cada doação que recebemos é reinvestida para servir a Wikipédia, projetos Wikimedia e nossa missão de conhecimento livre.

The post 7 motivos para você doar para a Wikipédia appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
Esta publicación también está disponible en español.
Cette publication est également disponible en français.
This post is also available in english.
Tento příspěvek je dostupný i v češtině.
Questo post è anche disponibile in italiano.
この投稿は日本語でもお読みいただけます。
Αυτό το άρθρο είναι διαθέσιμο και στα ελληνικά.

As pessoas doam para a Wikipédia por muitos motivos diferentes. A Fundação Wikimedia, a organização sem fins lucrativos que opera a Wikipédia, garante que cada doação que recebemos é reinvestida para servir a Wikipédia, projetos Wikimedia e nossa missão de conhecimento livre.

Conquanto muitas pessoas visitem a Wikipédia diariamente, não é sempre óbvio o que é necessário para tornar aquela visita possível. Aqui estão 7 motivos para doar para a Fundação que também esclarecem quem somos, o que fazemos e por que as suas doações importam:

  1. Não temos fins lucrativos, e pessoas que nos leem e doam para nós por todo o mundo nos mantêm independentes.

Muitas pessoas se surpreendem ao descobrirem que a Wikipédia é hospedada por uma organização sem fins lucrativos. Na verdade, ela é o único site entre os dez mais visitados no mundo todo que é operado por uma organização sem fins lucrativos. Isto é importante porque nós não somos financiados por anúncios, nós não cobramos assinatura e não vendemos os seus dados. A maior parte do nosso financiamento vem de doações ($11 na média) de pessoas que leem a Wikipédia. Muitas veem banners de captação de recursos na Wikipédia e doam por meio deles. Este modelo preserva nossa independência reduzindo a capacidade de uma organização ou pessoa de influenciar o conteúdo na Wikipédia.

Há muito nós seguimos as boas práticas da indústria para organizações sem fins lucrativos e recebemos os conceitos máximos de grupos sem fins lucrativos como o Charity Navigator para eficiência e transparência financeira. Também publicamos relatórios anuais sobre nossas finanças e captação de recursos que são abertos para qualquer pessoa conferir.

  1. A Wikipédia serve milhões de pessoas e opera sob uma fração do custo de outros grandes sites.

A Wikipédia é visualizada mais de 15 bilhões de vezes por mês. Nós temos os mesmos níveis (talvez até mais) de tráfego global de muitas outras empresas de internet com fins lucrativos com uma fração do orçamento e da equipe.

Mais de 700 pessoas trabalham na Fundação Wikimedia. A maioria trabalha em produto e tecnologia, garantindo tempos de carregamento rápidos, conexões seguras e experiências de leitura e edição melhores em nossos sites. Elas fazem a manutenção do software e da infraestrutura em que nós operamos um dos sites mais multilíngues do mundo com conhecimento disponível em mais de 300 idiomas. Conquanto nossa missão e trabalho sejam únicos, por comparação, a ferramenta de tradução do Google atualmente funciona em 133 idiomas; a Meta tem mais de 70 mil colaboradores; e o Reddit tem cerca de 1,4 mil colaboradores.

  1. Doações de pessoas que nos leem apoiam a tecnologia que torna a Wikipédia possível e melhorias para como as pessoas leem, editam e compartilham conhecimento na Wikipédia.

Cerca de metade do nosso orçamento vai diretamente para a manutenção da Wikipédia e outros projetos Wikimedia. Isto apoia a infraestrutura técnica que permite bilhões de visitas à Wikipédia mensalmente, bem como a equipe que desempenha um papel vital em contribuir para a manutenção de nossos sistemas, incluindo engenharia da confiabilidade do site, engenharia de software, segurança e outros papéis.

Como a Wikipédia está disponível em 300 idiomas, ela precisa de tecnologia multilíngue de ponta para garantir que as pessoas que nos leem e nos editam possam visualizar e contribuir com conhecimento em sua língua de preferência. O financiamento também ajuda com melhorias à experiência de usuário na Wikipédia e no apoio ao crescimento de comunidades de editores do voluntariado global para aumentar o conhecimento no site, de modo que ele siga relevante, correto e útil.

  1. Estamos evoluindo para atender a novas necessidades em um panorama tecnológico em transformação e para responder a novas ameaças globais.

Se você visitou a Wikipédia regularmente em nossa primeira década, provavelmente você viu uma mensagem de erro em algum momento. Por conta dos nossos investimentos regulares em tecnologia, isso não acontece mais. Novos investimentos permitem à Wikipédia lidar com recordes de picos de tráfego com facilidade, prevenindo qualquer disrupção à experiência de leitura e edição.

Estamos também nos adaptando para enfrentar novos desafios, incluindo táticas sofisticadas de desinformação e ameaças de censura governamental, bem como ataques de cibersegurança e mudanças em leis que regulam a web. Novos protocolos de segurança limitam o potencial de agressores tirarem vantagem dos nossos sites, enquanto nossa equipe jurídica ajuda a proteger nossa missão de conhecimento livre.

Mais da metade do nosso tráfego agora vem de dispositivos móveis. Dispositivos ativados por voz e websites usam cada vez mais a Wikipédia para atender as necessidades das pessoas que os utilizam. Continuamos a evoluir para atender a estas preferências. Nota da edição: Desde que este blog foi criado originalmente em novembro de 2022, a Fundação, juntamente à comunidade voluntária da Wikimedia, tem explorado como a inteligência artificial pode transformar a manera com que as pessoas buscam por conhecimento. Nós desenvolvemos recentemente um plugin novo, experimental da Wikipédia para o ChatGPT, que permite a usuários pesquisarem as informações mais atualizadas na Wikipédia, e fornece as devidas atribuições e citações.

  1. Nós gerenciamos nossas finanças com responsabilidade e equilibramos as necessidades imediatas da Wikipédia com sustentabilidade a longo prazo.

Você provavelmente não usa a sua conta corrente da mesma forma que usa uma conta poupança. Uma provavelmente é para gastos mais do dia-a-dia e a outra é provavelmente para emergências, como quando o seu carro quebra de repente, ou objetivos financeiros a longo prazo, como aposentadoria.

É a mesma coisa para organizações sem fins lucrativos. Nós temos duas contas que atuam como contas poupança para nós. Nossa reserva é como uma poupança para emergências, como uma crise econômica.

Nossa conta de doações (endowment) é um fundo permanente a longo prazo. A receita de investimento dessa conta apóia o futuro da Wikipédia e dos projetos Wikimedia. Esses fundos são separados para propósitos de longo prazo específicos. Contudo, nós usamos a vasta maioria das doações que recebemos de pessoas que nos leem para apoiar o trabalho atual que estamos fazendo naquele ano.

Sustentar reservas financeiras sadias e ter uma política de capital de giro é considerado boa prática para organizações de todos os tipos. O Conselho de Direção da Fundação Wikimedia definiu nossa política de capital de giro de modo que ele possa sustentar nosso trabalho e prover apoio a afiliados Wikimedia — uma rede global de grupos que apoiam a Wikipédia, projetos Wikimedia e a missão globalmente — e o voluntariado no caso de gastos não planejados, emergências ou quedas de receita. Isso também nos permite ter fluxo de caixa suficiente para cobrir nossas despesas ao longo do ano.

  1. Apoiar a Wikipédia significa que você está ajudando ela a ficar mais representativa de todo o conhecimento do mundo.

A Fundação Wikimedia apoia indivíduos e organizações por todo o mundo com financiamentos para aumentar a diversidade, alcance, qualidade e quantidade do conhecimento livre. Ao longo dos últimos quatro anos, nós distribuímos mais de $47 milhões para membros da comunidade voluntária da Wikimedia em 94 países. Recentemente, fizemos mudanças na maneira com que alocamos nossa receita para sermos mais inclusivos para afiliados Wikimedia novos e menores.

Conquanto reconheçamos que ainda há grandes lacunas para preencher, o conhecimento na Wikipédia e as pessoas que contribuem para ele se tornaram mais representativos do mundo globalmente. Por exemplo, de 2020 a 2023, a comunidade de pessoas editoras voluntárias na África Subsaariana cresceu em 36%. Isto se deve a esforços programáticos regulares liderados pelo voluntariado, os afiliados e outros — muitos dos quais receberam financiamento, treinamentos e outros apoios da Fundação. 

Por que a representação global do voluntariado da Wikipédia importa? Importa porque a Wikipédia é um reflexo das pessoas que contribuem para ela. Perspectivas diversas criam conhecimento relevante, de maior qualidade e mais representativo para todas e todos nós.

  1. Contribuições de pessoas que nos leem nos mantêm seguindo em frente.

Os humanos que doam de volta à Wikipédia — seja por meio de doações, palavras de apoio, edições ou por meio dos vários outros jeitos que as pessoas contribuem — nos inspiram todos os dias. Todo mundo aqui na Fundação Wikimedia que aproveitar esta oportunidade para agradecer essas pessoas. Queremos compartilhar algumas das nossas mensagens favoritas de pessoas que nos doaram ao longo dos anos. Esperamos que elas emocionem você tanto quanto nos emocionaram:

“Estou maravilhado(a) com as capacidades da Wikipédia! Quando eu leio artigos científicos ou médicos em um monitor, eu deixo a Wikipédia aberta no outro para verificar o significado e o contexto das terminologias cada vez mais obscuras dessas áreas. A Wikipédia não é só o maior projeto colaborativo da história da humanidade, é o melhor!”

Doador(a) dos EUA

“Por favor, aceitem meu agradecimento de coração por tocarem a Wikipédia, por não deixarem ela ser a propriedade pessoal de ninguém, por manterem sua integridade, qualidade e santidade, por tornarem ela acessível a toda e qualquer pessoa ao longo da geografia. Eu entendo o quão difícil pode ser não se comprometer e continuar em frente, especialmente no mundo digital com fins lucrativos de hoje.”

Doador(a) da Índia

Esperamos ter ajudado a aprofundar a sua compreensão sobre o quão importante são as doações de leitores para a Wikipédia. Se você tiver alguma dúvida, por favor verifique o nosso FAQ

Se você puder doar, você pode fazer sua doação para a Wikipédia em donate.wikimedia.org.

Nota da edição: Esta postagem foi originalmente publicada em 3 de novembro de 2022. Vários dados, números e links foram atualizados em outubro de 2023 para incluir informações mais recentes.

The post 7 motivos para você doar para a Wikipédia appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
74148
“Redenção”: Os vencedores do Wiki Loves Monuments 2024 https://wikimediafoundation.org/pt/news/2025/07/15/redemption-the-winners-of-wiki-loves-monuments-2024/ Tue, 15 Jul 2025 19:36:06 +0000 https://wikimediafoundation.org/pt/?p=77499 De quase 240.000 inscrições, 25 imagens vencedoras foram anunciadas hoje na décima quinta edição do maior concurso de fotografia do mundo.

The post “Redenção”: Os vencedores do Wiki Loves Monuments 2024 appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>

Uma boa foto é mais do que apertar um botão—transformar o ordinário em extraordinário é uma arte. O tempo certo, a composição e o instinto precisam todos harmonizar em momentos singulares. Decisões de segundos precisam ser tomadas para ajustar o foco e o ângulo, tudo isso enquanto se mantém a paciência necessária para capturar a luz certa.

Donatas Dabravolskas, o vencedor do concurso fotográfico Wiki Loves Monuments deste ano, reuniu todas as peças numa manhã do último mês de abril. Embora nuvens ameaçassem suas chances de fotografar o mundialmente famoso Cristo Redentor, ele ignorou suas dúvidas e chamou um carro. Quando as nuvens retrocederam, Donatas e seu drone estavam prontos; ele fotografou uma vista memorável da estátua iluminada por um sol nascente refletindo as nuvens agora em baixa altitude.

Um membro do júri do concurso disse que o trabalho de Donatas reuniu “a paisagem, a luz de fundo e o enquadramento aberto em um diálogo” de uma maneira que passou “o conceito de redenção”—exatamente como o nome da estátua. O Donatas também venceu o Wiki Loves Monuments de 2021, tornando-o a primeira pessoa a vencer o concurso duas vezes.

O Wiki Loves Monuments é mais conhecido por ser o maior concurso de fotos do mundo. Ele destaca e documenta o patrimônio cultural da humanidade por meio de edifícios, estruturas e outros bens que ganharam importância por sua importância artística, histórica, política, técnica ou arquitetônica.

Esta missão e seus objetivos “reuniram pessoas de literalmente o mundo inteiro” disse a equipe organizadora. Uma dessas pessoas é o nono lugar deste ano, Hadi Dehghanpour, que disse que envia fotos para o concurso todo ano porque o “considera uma referência e uma fonte para apresentar e arquivar as vistas do mundo.”

Em 2024, mais de 4,5 mil participantes em 56 países enviaram quase 240 mil fotos para o Wiki Loves Monuments. Essas fotos foram julgadas primeiro em concursos de nível nacional, cada um organizado por equipes nesses países, antes que 55 finalistas seguissem para um júri de nove especialistas, que levaram vários meses para examinar minuciosamente e selecionar 25 vencedoras.

Ao longo dos seus 15 anos de existência, pessoas fotógrafas do Wiki Loves Monuments coletivamente doaram mais de três milhões de imagens para o Wikimedia Commons, um repositório de mídias livremente licenciadas que apóia a Wikipedia e outros sites. Cada foto acrescenta mais um pedacinho de conhecimento à coleção do mundo, e você (sim, você!) pode usar essas imagens para praticamente qualquer fim com apenas algumas estipulações.*

Veja abaixo as fotos vencedoras do concurso Wiki Love Monuments de 2024.

Segundo lugar

Foto por Oleksandr Ryzhkov, CC BY-SA 4.0

Um símbolo da educação ucraniana, o Prédio da Universidade Vermelha de Kiev foi fotografado neste frio anoitecer por Oleksandr Ryzhkov. Embora ele possa ser mais provavelmente encontrado fotografando belezas naturais, Oleksandr se sentiu motivado a apontar sua câmera para Kiev devido à destruição trazida pela guerra em andamento da Ucrânia com a Rússia. “Quero que o mundo inteiro veja como é lindo aqui e que se lembre que pode ser destruído”, diz ele.

Terceiro lugar

Foto por Ioannis Ioannidis, CC BY 4.0

Ioannis Ioannidis só tinha começado a fotografar um ano antes de capturar este registro de pássaros voando pelo Mosteiro de Roussanou. Na companhia de uma amizade, com a qual já ia viajar para o sul para uma viagem de negócios, acordou cedo para passear neste prédio religioso precariamente erguido sobre uma rocha. Nas palavras do júri do Wiki Loves Monuments, a foto “capturou vividamente a história natural e humana num único enquadramento”. Os membros comentaram a cor da foto, notando que os tons de rosa “criaram uma atmosfera fantástica que parece quase mítica”.

Quarto lugar

Foto por Petar Milošević, CC BY-SA 4.0

Este é o Museu de Arte Contemporânea da Sérvia visto pelas lentes do editor da Wikipédia e fotógrafo do Wikimedia Commons de longa data. A motivação de Petar era simples: ele queria demonstrar que a arquitetura socialista brutalista “não é só concreto pobre”. O júri certamente achou que Petar teve sucesso em sua missão, pois elogiaram suas escolhas composicionais. Por exemplo, o uso da altura para expressar a arquitetura do museu de um meio “que não pode ser apreciada de qualquer outro ângulo”, bem como a decisão de Petar de fotografar o edifício quando iluminado por suas próprias luzes para ver melhor suas linhas acentuadas.

Quinto lugar

Foto por Filipe Salgado, CC BY-SA 4.0

Um exímio fotógrafo de preto e branco, Filipe Salgado registrou um retrato assombroso de um único indivíduo no geralmente movimentado Mercado do Bolhão, e ele parece que poderia ter sido capturado em outro século. O júri apontou a perspectiva inteligente e simétrica da foto, enquanto o próprio Salgado achou que ela retratou “um momento único de um jeito poderoso”. Suas habilidades conseguiram colocar duas fotos entre as 25 melhores do Wiki Loves Monuments deste ano; você pode encontrar a outra vencedora na 11ª.

Sexto lugar

Foto por Marika Caruana, CC BY-SA 4.0

A fotógrafa Marika Caruana narrou a história por trás desta foto de Malta para a organização do concurso:

“O momento que eu tirei esta foto foi um momento louco. Estava com minha pessoa amada indo de volta para casa e com um sentimento de decepção após uma tentativa fracassada de fotografar o nascer da lua numa baixa elevação. Devido à névoa seca no horizonte, a lua não estava visível. Contudo, conforme a lua se levantou além da névoa, ela brilhou, linda e forte. Não era eu que estava na direção, então aproveitei a oportunidade para buscar umas composições fotográficas interessantes com a lua cheia e um edifício proeminente. E quando chegamos perto da Igreja Mellieha, eu percebi que seria possível. Pedi para parar o carro no meio da estrada, corri com a câmera pela calçada (felizmente tem um passeio que permite essa loucura) até que eu consegui alinhar a lua com o domo.”

Sétimo lugar

Foto por Gilad Topaz, CC BY-SA 4.0

Esta igreja norueguesa de estilo dragestil no arquipélago Lofoten se destacou para o júri por sua composição. O vermelho da igreja se destaca na terra coberta de neve, mas o tamanho do edifício não ofusca o resto da imagem. A viagem de inverno de Gilad Topaz (responsável pela foto) a essas ilhas da Noruega envolveu três voos e mais quatro horas de carro, e compensou: três fotos de Gilad desta viagem venceram prêmios internacionais no Wiki Loves Monuments de 2024 e aparecem nesta lista (12ª e 17ª).

Oitavo lugar

Foto por Usuário(a):Ivanbuki, CC BY-SA 4.0

O Monumento ao Herói Desconhecido da Sérvia celebra todos os soldados não identificados que pereceram a serviço da Sérvia durante a Primeira Guerra Mundial. O júri adorou a foto do Usuário:Ivanbuki do local, com um membro dizendo que a escolha do dia foi ideal: “a cobertura de neve e a neblina tornam a cena mais dramática, criando a analogia do clima hostil com a dureza da vida em tempos de guerra.”

Nono lugar

Foto por Hadi Dehghanpour, CC BY 4.0

Esta foto de uma arrábita em Seyyedabad, Chenaran, Irã, usou uma perspectiva de cima para baixo para criar uma perspectiva incomum desta estrutura de séculos de idade. Um dos membros do júri achou que foi “uma das mais originais do concurso”. Hadi Dehghanpour, responsável pela foto e participante de longa data do Wiki Loves Monuments, achou esta visão ao viajar na companhia de uma amizade arqueóloga. “A área estava deserta e o tempo estava ensolarado e quente”, lembra-se.

Décimo lugar

Foto por Domenico Ianaro, CC BY-SA 4.0

Domenico Ianaro usou a localização no topo de uma colina da Basílica de Superga para enquadrar o edifício ante o imponente maciço do Monte Rosa atrás dela. Embora a basílica seja o tema de muitas fotografias, o júri adorou o brilho suave incomum trazido pelo sol poente, que criou um contraste entre o edifício quente e a cordilheira fria.

Décimo primeiro lugar

Foto por Filipe Salgado, CC BY-SA 4.0

Assim como a outra foto de Filipe Salgado que venceu o concurso na 5ª colocação, esta foto da Livraria Lello mostra um local famoso e geralmente lotado desprovido de pessoas. O júri ficou impressionado com o registro de um monumento frequentemente fotografado de uma forma incomum com o enquadramento da famosa escadaria da Livraria Lello junto com os livros da loja.

Décimo segundo lugar

Foto por Gilad Topaz, CC BY-SA 4.0

Esta foto da vila de pescaria de Henningsvær no arquipélago Lofoten foi a segunda de três fotos da viagem de inverno de Gilad Topaz à Noruega a figurarem nesta lista (7ª e 17ª). O júri enalteceu esta foto por seus contrastes entre humanidade e paisagem natural. Um membro achou que a perspectiva fornecia um lembrete de “como comunidades vivendo em locais inóspitos e remotos se estabelecem e se organizam”, enquanto outro comentou que era “uma foto única que poucas pessoas sabem tirar.”

Décimo terceiro lugar

Foto por Vaido Otsar, CC BY-SA 4.0

Este peculiar exemplo de fotografia de ruínas vem de um antigo prédio da Empresa de Manufatura Kreenholm na Estônia. Segundo a Wikipédia, a empresa teve o que um dia chegaram a ser os maiores moinhos de algodão do mundo. Em 2021, contudo, apenas 31 pessoas estavam trabalhando no local. O fotógrafo Vaido Otsar estava em um passeio no prédio quando ele alegremente descobriu o que eles chamam de “ritmo” dos pilares desta seção.

Décimo quarto lugar

Photo by Matteo Pappadopoli, CC BY-SA 4.0

Matteo Pappadopoli viajou 900 km de sua casa para o Carnaval de Veneza. O carnaval é famoso pelas fantasias e máscaras sofisticadas que quem participa usa, então Matteo trouxe sua câmera para fotografar as melhores. Os planos de Matteo mudaram quando percebeu que uma mudança no clima poderia criar uma oportunidade (traduzido do inglês, que por sua vez foi traduzido do italiano):

“Eu vi a neblina descendo ao mesmo tempo em que o sol estava se pondo. Sentindo a atmosfera que se criava, favorável à fotografia, eu me posicionei para a foto, buscando a melhor composição e esperando pelo momento mais favorável.”

Um dos membros do júri comentou que a foto encontrou “uma perspectiva quase poética que transmite a beleza do espaço e melancolia ao mesmo tempo.”

Décimo quinto lugar

Foto por Usuário(a):Arseniog, CC BY-SA 4.0

A definição de uma foto que conta uma história, a foto em time-lapse do Castelo Santia em Zaragoza, Espanha, tirada pelo(a) Usuário(a):Arseniog, ilustra vividamente a passagem do tempo. “Esta imagem não apenas representa o castelo medieval de Santia”, disse um membro do Júri, “mas também a idéia essencial sobre o significado de monumentos como aquelas criações de cultura que teimosamente persistem ao longo do tempo e sobrevivem a dureza dos elementos.”

Décimo sexto lugar

Foto por Emman A. Foronda, CC BY-SA 4.0

Olhando rápido, você pode achar que isto é um exemplo incomum de uma pintura metafísica de Giorgio de Chirico. De fato, é uma foto da Paróquia do Rei Jesus na Cidade Quezon, nas Filipinas. O edifício é “frequentemente admirado por sua arquitetura e a atmosfera serena que ele cria”, segundo Emman A. Foronda, responsável pela foto, e “a maneira com que ele se destaca ao mesmo tempo em que faz parte da comunidade local fala de sua importância na área.”

Décimo sétimo lugar

Foto por Gilad Topaz, CC BY-SA 4.0

A última das três fotos premiadas enviadas por Gilad Topaz (7ª, 12ª), esta foto de um cais e prédios à beira-mar em Henningsvær, Noruega, revela a arquitetura tradicional de pescaria da vila. “É uma perspectiva muito original desses prédios”, escreveu um membro do júri, que acrescentou que não foi só o reflexo na água que contribuiu para sua avaliação, mas as “linhas deformadas e gestão de cores que fazem ela parecer até uma pintura.”

Décimo oitavo lugar

Foto por Mohamed Ali Yahmed, CC BY-SA 4.0

Esta estrutura fortificada localizada na cidade da Líbia ocidental Nalut tem cerca de mil anos de idade. Era originalmente para armazenar grãos colhidos em tempos de guerra. Mohamed Ali Yahmed, responsável pela foto, sabia das ruínas arqueologicamente relevantes porque mora perto, e seu trabalho foi elogiado pelo júri por sua perspectiva em nível humano e pela inclusão de vários materiais de construção na composição.

Décimo nono lugar

Foto por Agon Nimani, CC BY-SA 4.0

A foto aérea de Agon Nimani da Biblioteca Nacional de Kosovo foi um incentivo da decisão do momento, ao passar de carro pelo prédio e reconhecer que o tempo poderia conceder uma foto espetacular. O júri concordou. Um membro notou que poderia ser uma demonstração da importância contínua da fotografia em preto e branco, enquanto outro disse:

“A pessoa que tirou a foto […] compreendeu profundamente a essência do design da biblioteca ao reduzir a imagem do prédio a suas características fundamentais. A fotografia aqui se transforma num modelo de carbono da biblioteca, como os arquitetos devem ter modelado a lápis em um papel branco ao terem um momento de inspiração antes da biblioteca sequer ser construída.”

Vigésimo lugar

Foto por Usuário(a):Alhotmane, CC BY-SA 4.0

O povoado de Gadamés existe há milhares de anos, e seu centro urbano foi listado como Patrimônio da Humanidade da UNESCO em 1986. Esta foto aérea da antiga cidade foi elogiada pelo júri, pois “mostrou os quadrados lindamente imperfeitos de cada casa e como o grupo todo se reúne para formar este belo padrão orgânico”, nas palavras de um membro..

Vigésimo primeiro lugar

Foto por Aneza Paliou, CC BY-SA 4.0

Aneza Paliou prefere fotografar seus temas por volta do amanhecer, e a luz da manhã forneceu a iluminação suave perfeita para esta foto de edifícios medievais margeando uma rua em Rodes, Grécia. Aneza se motivou a enviar fotos de Rodes para expandir o conhecimento sobre a ilha em que mora, que em suas palavras é um raro exemplo de um “complexo residencial medieval que sobreviveu quase intacto com suas fortificações, planejamento urbano, prédios públicos, templos e casas.”

Vigésimo segundo lugar

Foto por Usuário(a):Athichitra/@artie__garden__, CC BY-SA .0

Cada elemento nesta foto do(a) Usuário(a):Athichitra foi uma escolha intencional. O Grande Buda da Tailândia é retratado aqui com arrozais e o céu, “igual a um símbolo da terra espiritual da Tailândia”, disse. Acrescentou também:

“Eu tinha viajado várias horas de casa para chegar ao templo Muang e cheguei bem na hora em que a luz estava suave. Armei meu equipamento baixinho no arrozal para enquadrar a estátua emergindo por detrás da cabana tradicional de madeira para destacar a conexão com a terra. O que tornou o momento mágico foi a revoada de pássaros voando pelo céu, adicionando movimento e vida. Juntos, esses elementos criaram uma cena equilibrada e serena que pareceu poderosa e pacífica.”

Vigésimo terceiro lugar

Foto por Usuário(a):Hamed.gisoo, CC BY-SA 4.0

A Mesquita Jameh em Varamin, Irã, foi completada em 1322. A foto do(a) Usuário(a):Hamed.gisoo de sua praça central ganhou elogios de um membro do júri pela variedade de histórias que contava, a composição que criou profundidade, a luz que iluminou os tijolos e os pássaros que acrescentaram vida.

Vigésimo quarto lugar

Foto por Basavaraj M, CC BY-SA 4.0

“Capturar monumentos é minha paixão”, diz Basavaraj M, o fotógrafo por trás desta foto do Templo Vitthala no Patrimônio da Humanidade da UNESCO Hampi, Índia. Basavaraj era parte de um grupo de pessoas fotógrafas que visitaram o local durante a temporada de monções, o que forneceu a água visível por esta imagem. Ele soube na hora que era uma das melhores fotos que já havia tirado.

Vigésimo quinto lugar

Foto por Oussama Hamama, CC BY-SA 4.0

Em uma tarde muito quente em meados de julho, Oussama Hamama estava passeando pela Torre de Haçane em Rabat, no Marrocos, buscando a foto perfeita. E acabou achando ela quando um casal de turistas estava caminhando rumo à mesquita incompleta. “A presença do casal serviu como um meio de ‘humanizar’ a foto e enfatizar o aspecto majestoso do monumento”, disse Oussama. Embora tenha tido que se apressar para tirar a foto antes do casal ficar muito distante, a simetria e o equilíbrio na foto lhe concedeu o vigésimo quinto lugar no Wiki Loves Monuments deste ano.

Para ver mais imagens como esta, dê uma olhada em todos os vencedores nacionais do Wiki Loves Monuments 2024. Você pode ver também os vencedores de 2024 do Wiki Loves Earth, um concurso focado nas áreas naturais do nosso planeta.

Por Ed Erhart, Especialista em Comunicação na Fundação Wikimedia

*Nota: Por favor, certifique-se de seguir a marcação de direitos autorais de cada imagem. A maior parte das imagens acima, por exemplo, estão disponíveis sob a licença Creative Commons CC BY-SA 4.0, significando que você pode compartilhá-las por qualquer motivo desde que você dê os créditos para a pessoa que registrou a imagem e disponibiliza qualquer imagem derivada sob a mesma licença de direitos autorais.

The post “Redenção”: Os vencedores do Wiki Loves Monuments 2024 appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
77499
Nossa nova estratégia de IA coloca os humanos em primeiro lugar https://wikimediafoundation.org/pt/news/2025/07/15/our-new-ai-strategy-puts-wikipedias-humans-first/ Tue, 15 Jul 2025 19:36:06 +0000 https://wikimediafoundation.org/?p=77182 A nova estratégia de IA da Fundação Wikimedia reforça a aposta nos voluntários por trás da Wikipédia.

The post Nossa nova estratégia de IA coloca os humanos em primeiro lugar appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
A comunidade de pessoas voluntárias por trás da Wikipédia é o mais importante e singular elemento do sucesso da Wikipédia. Por quase 25 anos, pessoas editoras da Wikipédia pesquisaram, deliberaram, discutiram, construíram consenso e colaborativamente escreveram a maior enciclopédia que a humanidade já viu. Seu cuidado e comprometimento com conhecimento enciclopédico confiável é algo que a IA não pode substituir.

É por isso que nossa nova estratégia de IA reforça o voluntariado por trás da Wikipédia.

Nós usaremos a IA para construir funcionalidades que removem barreiras técnicas para permitir que os humanos no centro da Wikipédia  usem seu precioso tempo naquilo que querem alcançar, e não em como tecnicamente alcançar. Nossos investimentos serão focados em áreas específicas em que a IA generativa vai muito bem, tudo a serviço de criar oportunidades únicas que impulsiona o voluntariado da Wikipédia:

  • Apoiar as pessoas moderadoras e patrulheiras da Wikipédia com fluxos de trabalho assistidos por IA que automatizam tarefas monótonas em apoio à integridade de conhecimento;
  • Devolver tempo às pessoas editoras da Wikipédia melhorando a encontrabilidade da informação na Wikipédia para deixar mais tempo para deliberação, julgamento e construção de consenso humanos;
  • Ajudar pessoas editoras a compartilharem perspectivas ou contexto locais automatizando a tradução e adaptação de tópicos comuns;
  • Ampliar a escala de integração de novas pessoas voluntárias da Wikipédia com mentoria guiada.

Nós acreditamos que nosso trabalho futuro com IA será bem sucedido não apenas por causa do que fazemos, mas como o fazemos. Nossos esforços usarão nossos valores, princípios e políticas (como privacidade e direitos humanos) há muito mantidos como uma bússola: adotaremos uma postura centrada em humanos e priorizaremos atuação humana; priorizaremos usar IA de código aberto e peso aberto; priorizaremos transparência; e adotaremos uma postura de nuances ao multilinguismo, uma parte fundamental da Wikipédia.

Prover conhecimento livremente acessível a qualquer pessoa no planeta é a missão da Wikipédia, uma que apenas cresceu em importância desde o surgimento da IA generativa. Seu sucesso é o porquê da Wikipédia estar no centro de todo modelo de treinamento IA. Com esta nova estratégia de IA, estamos fazendo uma promessa e um compromisso com o mundo que servimos e o voluntariado que fez—continua a fazer—da Wikipédia a maior enciclopédia que a humanidade já conheceu.

Você pode ler a nova estratégia de IA da Fundação Wikimedia lá no Meta-Wiki.

Chris Albon é o Diretor de Aprendizagem de Máquina na Fundação Wikimedia. Você pode segui-lo em @chrisalbon. Leila Zia é a Chefe de Pesquisa da Fundação Wikimedia.

The post Nossa nova estratégia de IA coloca os humanos em primeiro lugar appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
77182
Wikipédia Reconhecida como Bem Público Digital https://wikimediafoundation.org/pt/news/2025/07/15/wikipedia-recognized-as-a-digital-public-good/ Tue, 15 Jul 2025 19:36:06 +0000 https://wikimediafoundation.org/?p=76496 La Alianza de Bienes Públicos Digitales, respaldada por las Naciones Unidas, ha agregado Wikipedia a su registro, afirmando el importante papel que desempeñan sus editores voluntarios para hacer de Internet un lugar mejor para todos.

The post Wikipédia Reconhecida como Bem Público Digital appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
12 fev 2025  ― A Wikipédia foi oficialmente reconhecida como bem público digital (BPD) pela the Aliança de Bens Públicos Digitais (ABPD), uma iniciativa de múltiplas partes interessadas que mantém um Registro de Bens Públicos Digitais: softwares de código aberto, dados, modelos de IA, padrões e conteúdos criados para o interesse público. A ABPD é patrocinada pela Secretaria Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em apoio a tecnologias de código aberto que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Este reconhecimento da Wikipédia, a enciclopédia online livre hospedada pela organização sem fins lucrativos Fundação Wikimedia, destaca seu papel único em promover o acesso global a uma fonte livre e aberta de conhecimento confiável de interesse público.

De acordo com Liv Marte Nordhaug, CEO do Secretariado da ABPD: 

“O reconhecimento da Wikipédia como bem público digital é um testemunho do poder e importância de acesso aberto ao conhecimento. A Wikipédia é um grande exemplo de como as tecnologias podem guiar acesso equitativo e irrestrito a informações, acelerando o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no mundo todo.” 

A Wikipédia, a maior enciclopédia online do mundo e único site entre os mais visitados a ser operado por uma organização sem fins lucrativos, contém informações confiavelmente referenciadas que são compartilhadas, mantidas e verificadas por uma comunidade global de quase 260 mil pessoas voluntárias em mais de 300 línguas.

“A Fundação Wikimedia funciona com organizações afiliadas e pessoas Wikipedistas voluntárias em todo o mundo para promover políticas que protejam e apóiem a Wikipédia e outros bens públicos digitais dos quais o ecossistema do conhecimento livre depende” disse Rebecca MacKinnon, vice-presidente da Ativismo Global da Fundação Wikimedia. “Mal podemos esperar para trabalhar com a Aliança de Bens Públicos Digitais, juntamente a outras organizações e comunidades que criam e mantêm bens públicos digitais, para construir uma internet melhor que atende ao interesse público.”

Em 2024, a equipe da Fundação Wikimedia e pessoas voluntárias da Wikipédia do mundo todo participaram da Cúpula do Futuro da Assembleia Geral da ONU e da redação do Pacto Digital Global—o modelo da ONU para governança global de tecnologias digitais e inteligência artificial.

Numa carta aberta do início de 2024, A Fundação Wikimedia e afiliados Wikimedia conclamaram aos Estados-membros da ONU que:

  • Protejam e empoderem comunidades para governar projetos online de interesse público.
  • Promovam e protejam bens públicos digitais apoiando um  ambiente digital robusto do qual qualquer pessoa, de qualquer lugar, possa se beneficiar.
  • Construir e implementar Inteligência Artificial (IA) e aprendizagem de máquina (ML, na sigla em inglês) para apoiar e empoderar, não substituir, as pessoas que criam conteúdo e tomam decisões no interesse público.

O reconhecimento da Wikipédia como um bem público digital fortalece esses esforços de ativismo e afirma o papel da Wikipédia no movimento global mais amplo por uma internet que proteja e promova espaços guiados pela comunidade. A Fundação Wikimedia seguirá trabalhando com a ONU e outras instituições internacionais, governos e parceiros da sociedade civil para garantir que bens públicos digitais como a Wikipédia sejam protegidos, apoiados e acessíveis a todas as pessoas.


Para solicitações de imprensa, por favor contate press@wikimedia.org

Sobre a Fundação Wikimedia

A Fundação Wikimedia é a organização sem fins lucrativos que opera a Wikipédia e outros projetos de conhecimento livre da Wikimedia. Nossa visão é um mundo em que cada ser humano possa compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento. Acreditamos que todas as pessoas têm o potencial de contribuir com algo para o nosso conhecimento compartilhado e que todas as pessoas deveriam poder acessar esse conhecimento livremente. Hospedamos a Wikipedia e os projetos Wikimedia; construímos experiências de software para ler, contribuir e compartilhar conteúdo Wikimedia; apoiamos as comunidades voluntárias e parceiros que tornam a Wikimedia possível. A Fundação Wikimedia é uma organização 501(c)(3) isenta de impostos dos Estados Unidos com escritórios em São Francisco, Califórnia, EUA.

The post Wikipédia Reconhecida como Bem Público Digital appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
76496
O valor da Wikipédia na era da IA generativa https://wikimediafoundation.org/pt/news/2025/07/15/o-valor-da-wikipedia-na-era-da-ia-generativa/ Tue, 15 Jul 2025 19:36:06 +0000 https://wikimediafoundation.org/?p=76119 Se houvesse um sistema de inteligência artificial generativa que pudesse escrever, por conta própria, todas as informações contidas na Wikipédia, seria igual à Wikipédia que temos hoje?

The post O valor da Wikipédia na era da IA generativa appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
Pode parecer uma pergunta filosófica, mas atualmente essa é uma pergunta bastante prática, considerando os recentes avanços na inteligência artificial generativa e nos modelos de linguagem de grande escala (do inglês large language models, ou LLMs). Devido ao uso generalizado da tecnologia de IA generativa, projetada para prever e imitar respostas humanas, agora é possível criar, quase sem esforço, textos que parecem ter saído da Wikipédia.

Minha resposta a essa pergunta é simples: não, não seria a mesma coisa.

O processo de criar conhecimento de forma livre, compartilhá-lo e aperfeiçoá-lo ao longo do tempo, publicamente e com a ajuda de centenas de milhares de pessoas voluntárias, é o que, há 20 anos, tem definido a Wikipédia e os diversos outros projetos da Wikimedia. A Wikipédia contém conhecimento confiável e de fontes seguras justamente porque esses conteúdos são criados, debatidos e selecionados por pessoas. Ela também se baseia em um modelo aberto e não comercial, o que significa que a Wikipédia é livre para acessar e compartilhar, e sempre será. E em uma internet inundada de conteúdos gerados por máquinas, isso significa que a Wikipédia tem ainda mais valor.

Nos últimos seis meses, dezenas de LLMs foram lançados ao público, treinados com base em amplos conjuntos de dados capazes de ler, resumir e gerar textos. A Wikipédia é uma das maiores bases abertas de informação da internet, com versões em mais de 300 idiomas. Até o momento, todos os LLMs são treinados com base nos conteúdos da Wikipédia, e ela é quase sempre a maior fonte de dados de treinamento nos conjuntos de dados desses LLMs.

Uma coisa óbvia a se fazer com alguma  desses novos sistemas é tentar gerar artigos da Wikipédia. É claro que as pessoas já tentaram. E, tenho certeza de que muitos leitores já perceberam isso em primeira mão, essas tentativas mostram muitos desafios no uso de LLMs para produzir o que wikipedistas chamam de conhecimento, ou seja, textos e imagens confiáveis, em formato enciclopédico, com fontes seguras. Algumas dessas limitações incluem as seguintes:

  • Atualmente, os resultados dos LLMs não passam por uma checagem de fatos, e já há muitos casos conhecidos de pessoas que usam a IA generativa para tentar realizar seus trabalhos. Há inúmeras situações de baixo risco em que os resultados podem ser úteis sem causar nenhum risco, como prompts para criar textos de agradecimento, planos para férias divertidas ou um roteiro para dar início a uma redação. No entanto, em outras situações, os resultados não são tão bons, como no caso em que um LLM fabricou processos judiciais, e o advogado que usou esses resultados em um tribunal acabou sendo multado. Em outra situação, um médico demonstrou que um sistema de IA generativa apresentava diagnósticos inadequados ao analisar sintomas de pacientes atendidos no pronto-socorro. Com o tempo, acredito que esses sistemas ficarão muito melhores e se tornarão mais confiáveis em uma variedade de contextos. Uma possibilidade interessante é que a demanda por melhores fontes melhorará o acesso a pesquisas e livros on-line. Mas será preciso tempo para chegar lá e, provavelmente, uma pressão significativa por parte dos órgãos reguladores e do público para que haja melhorias que beneficiem todas as pessoas.
  • Os LLMs não podem contar com informações que não foram usadas em seu treinamento para responder aos prompts. Isso significa que todos os livros do mundo que não estão disponíveis na íntegra on-line, conteúdos de pesquisas anteriores ao advento da internet e informações em outros idiomas que não o inglês não fazem parte daquilo que um LLM típico “sabe”. Consequentemente, os conjuntos de dados usados para treinar LLMs atualmente podem ampliar as desigualdades e os vieses existentes em muitas áreas – como nas contratações, na medicina e em sentenças criminais. Talvez um dia isso mude, mas estamos muito longe de poder acessar livremente e treinar LLMs em todos os diferentes tipos de informações que as pessoas em todos os idiomas usam atualmente para criar conteúdo para a Wikipédia. E, mesmo então, será necessário mais trabalho para mitigar os vieses.
  • Por fim, já foi demonstrado que LLMs treinados a partir dos resultados de LLMs têm um desempenho comprovadamente pior, e chegam até mesmo a esquecer de coisas que eles já “sabiam”, uma condição chamada de “colapso do modelo”. Isso significa que, para que os LLMs tenham bons resultados e continuem melhorando, eles precisarão de um abastecimento constante de conteúdos originais, escritos por humanos, o que torna a Wikipédia e outras fontes de conteúdos gerados por humanos ainda mais valiosas. Também significa que as empresas de IA generativa de todo o mundo precisam descobrir como manter as fontes de conteúdos humanos originais, o elemento mais importante do nosso ecossistema de informações, sustentável e crescendo com o tempo.

Esses são apenas alguns dos problemas que precisam ser resolvidos enquanto internautas exploram como os LLMs podem ser usados. Acreditamos que internautas darão cada vez mais valor a fontes confiáveis de informações que tenham sido validadas por pessoas. As políticas da Wikipédia e nossa experiência de mais de uma década no uso do aprendizado de máquina para apoiar voluntários humanos oferecem lições valiosas sobre esse futuro.

Princípios para uso da IA generativa

O conteúdo gerado por máquina e as ferramentas de aprendizado de máquina não são novidade na Wikipédia e nos demais projetos da Wikimedia. Na Wikimedia Foundation, desenvolvemos ferramentas de aprendizado de máquina e IA com base nos mesmos princípios que tornaram a Wikipédia um recurso tão útil para tantas pessoas: dando centralidade à moderação de conteúdo e à governança humana. Continuamos a experimentar novas maneiras de atender às necessidades das pessoas por conhecimento de forma responsável, inclusive com plataformas de IA generativa, com o objetivo de colocar a contribuição humana e a reciprocidade em primeiro plano. As pessoas editoras da Wikipédia têm controle sobre todo o conteúdo gerado por máquina – elas editam, aprimoram e auditam qualquer trabalho feito por IA – e criam políticas e estruturas para controlar as ferramentas de aprendizado de máquina usadas para gerar conteúdo para a Wikipédia.

Esses princípios podem ser um bom ponto de partida para o uso dos LLMs atuais e em desenvolvimento. Para começar, os LLMs devem considerar como seus modelos auxiliam as pessoas de três maneiras principais:

  1. Sustentabilidade. A tecnologia de IA generativa tem o potencial de afetar negativamente a motivação humana para criar conteúdo. Para preservar e incentivar mais pessoas a contribuir com seu conhecimento para o bem comum, os LLMs devem procurar aumentar e apoiar a participação humana no cultivo e na criação de conhecimento. Eles não devem jamais impedir ou substituir a criação humana de conhecimento. Isso pode ser alcançado mantendo sempre os humanos no processo e dando o devido crédito às suas contribuições. Continuar a apoiar os seres humanos no compartilhamento de seus conhecimentos não só é algo que está alinhado à missão estratégica do movimento Wikimedia, como também será necessário para continuar a expandir nosso ecossistema geral de informações, que é o que cria os dados de treinamento atualizados dos quais os LLMs dependem.
  2. Equidade. Na melhor das hipóteses, os LLMs podem ampliar o acesso às informações e oferecer formas inovadoras de fornecer informações a quem busca conhecimento. Para isso, essas plataformas precisam incorporar verificações e contrapesos que não reproduzam os vieses de informação, não ampliem as lacunas de conhecimento, não perpetuem o apagamento de histórias e perspectivas tradicionalmente excluídas nem contribuam com danos aos direitos humanos. Os LLMs também devem considerar como identificar, tratar e corrigir vieses nos dados de treinamento que podem produzir resultados imprecisos e extremamente injustos.
  3. Transparência. Os LLMs e suas interfaces devem permitir que os humanos entendam a origem dos resultados do modelo, verifiquem e corrijam esses resultados. Uma maior transparência na forma como os resultados são gerados pode nos ajudar a entender e, então, mitigar vieses sistêmicos nocivos. Ao permitir que os usuários desses sistemas avaliem as causas e as consequências dos vieses que podem estar presentes nos dados de treinamento ou nos resultados, pessoas criadoras e usuárias poderão contribuir para uma maior compreensão e a aplicação criteriosa dessas ferramentas.

Visão para um futuro confiável

A contribuição humana é parte essencial da internet. As pessoas são o motor que impulsionou o crescimento e a expansão da web, criando um espaço incrível para o aprendizado, os negócios e a conexão com outras pessoas.

A IA generativa pode substituir a Wikipédia? Ela pode tentar, mas essa é uma substituição que ninguém realmente deseja. Não há nada de inevitável nas novas tecnologias. Em vez disso, cabe a todos nós escolher o que é mais importante. Podemos priorizar a compreensão humana e sua contribuição com o conhecimento no mundo – de forma sustentável, equitativa e transparente – como um dos principais objetivos dos sistemas de IA generativa, e não como algo secundário. Isso ajudaria a mitigar o aumento da desinformação e das alucinações dos LLMs; garantiria que a criatividade humana fosse reconhecida pelo conhecimento criado; e, o mais importante, assegurará que os LLMs e as pessoas possam continuar a contar com um ecossistema de informações atualizado, em evolução e confiável a longo prazo.

Selena Deckelmann é Diretora de Produtos e Tecnologia na Wikimedia Foundation.

The post O valor da Wikipédia na era da IA generativa appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
76119
O novo logo sonoro da Wikipedia: Anúncio do vencedor do concurso O Som de Todo o Conhecimento Humano https://wikimediafoundation.org/pt/news/2023/03/28/o-novo-logo-sonoro-da-wikipedia-anuncio-do-vencedor-do-concurso-o-som-de-todo-o-conhecimento-humano/ Tue, 28 Mar 2023 08:55:00 +0000 https://wikimediafoundation.org/pt/?p=78132 Este post também está disponível em: العربيَّة · 中文 · English · Français · Deutsch · हिन्दी · Bahasa Indonesia · русский язык · Español 28 de março de 2023 — Hoje, a Fundação Wikimedia, organização sem fins lucrativos responsável pela Wikipedia e outros projetos Wikimedia, anunciou o vencedor de seu concurso global O Som de Todo o Conhecimento….

The post O novo logo sonoro da Wikipedia: Anúncio do vencedor do concurso O Som de Todo o Conhecimento Humano appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
Este post também está disponível em: العربيَّة · 中文 · English · Français · Deutsch · हिन्दी · Bahasa Indonesia · русский язык · Español

28 de março de 2023 — Hoje, a Fundação Wikimedia, organização sem fins lucrativos responsável pela Wikipedia e outros projetos Wikimedia, anunciou o vencedor de seu concurso global O Som de Todo o Conhecimento Humano encerrando a busca por um logo sonoro para a Wikipedia e os projetos da Wikimedia. O logo sonoro de Thaddeus Osborne foi selecionado como vencedor por meio de uma votação da comunidade de colaboradores voluntários da Wikimedia.

CC by SA 4.0 por Thaddeus Osborne, também disponível em Wikimedia Commons

“A música sempre foi importante na minha vida e também uma maneira de eu conseguir ‘viajar pelo mundo’ a partir da minha pequena cidade. Cada música me levava para um novo lugar e me ensinava algo novo”, disse Thaddeus Osborne ao vencer o concurso. “Como fã dedicado da Wikipédia, acredito firmemente que o compromisso da plataforma em relação a informações confiáveis e livres é essencial para nosso sucesso global. Ao incorporar meu som, espero tornar a Wikipédia ainda mais acessível e envolvente, permitindo que os leitores [e agora ouvintes] embarquem em sua própria jornada de descoberta e conhecimento. Com mais respostas e informações ao nosso alcance, podemos enfrentar grandes problemas e criar um futuro melhor para todos.”

De dia, Thaddeus Osborne trabalha como engenheiro nuclear na Virgínia, nos Estados Unidos. À noite, ele produz música para se divertir. A experiência musical de Thaddeus é em grande parte autodidata, tendo explorado teoria musical e técnicas de produção em seu tempo livre desde a faculdade. Seu logo sonoro, que junta as páginas virando de um livro, cliques de um teclado e uma harmonia de sintetizador, foi escolhido como o vencedor depois de uma votação por editores voluntários membros da comunidade da Wikimedia, em dezembro do ano passado.

Os logos sonoros, também conhecidos como marcas sonoras ou marcas registradas sonoras, utilizam uma pequena coleção de sons para representar uma marca em ambientes apenas de áudio e audiovisuais. A popularidade destes logos tem aumentado junto com o crescimento da tecnologia de áudio globalmente, com o número de usuários ativos de assistente de voz aumentando de 544,1 milhões de usuários em 2015 para 2,6 bilhões de usuários em 2021. Projetos Wikimedia, como Wikipedia e Wikidata, cada vez mais alimentam outros sites e consultas de conhecimentos gerais em dispositivos assistidos por voz. Um logo sonoro ajuda a garantir que os ouvintes saibam quando estão acessando o conhecimento de sites da Wikipedia ou da Wikimedia em qualquer lugar online.

“O logo sonoro de Thaddeus capta a curiosidade e a alegria que a Wikipedia e outros projetos da Wikimedia aguçam em milhões de pessoas em todo o mundo”, disse Zack McCune, diretor de marca da Fundação Wikimedia. “Estamos honrados por sua contribuição ao movimento do conhecimento livre e gratos ao comitê de seleção e a todos que votaram por escolher um som que representa de forma maravilhosa o conhecimento livre.”

Como parte do prêmio vencedor, Thaddeus receberá US$ 2.500 e uma viagem a um estúdio de gravação profissional para regravar o logo sonoro. Os dez candidatos finalistas também receberão uma edição limitada do logo sonoro da Wikimedia. Depois que a gravação profissional for produzida, a Fundação Wikimedia iniciará o trabalho de integrar o logo sonoro para uso. A Fundação espera ansiosamente poder colaborar com assistentes de voz e organizações de tecnologia nos próximos meses.

O concurso O Som de Todo o Conhecimento Humano foi realizado pela Fundação Wikimedia em colaboração com o movimento Wikimedia, os voluntários que escrevem e editam a Wikipedia e os projetos da Wikimedia. Os logos sonoros foram aceitos de 13 de setembro a 10 de outubro de 2022, e a Fundação recebeu 3.235 logos sonoros de 2.094 participantes em 135 países. Os logos enviados foram avaliados por voluntários da Wikimedia para ver se atendiam os critérios de elegibilidade, revisadas por especialistas em som e os finalistas foram selecionadas por um comitê de seleção formado por colaboradores voluntários da Wikimedia bem como profissionais de som indicados pela MassiveMusic. Os sons finalistas também foram revisados por um musicólogo para assegurar que  direitos autorais não estavam sendo violados. Os dez melhores sons apresentados para votação podem ser encontrados em Wikimedia Commons.

“Ficamos impressionados com o número de envios que chegaram do mundo inteiro, e revisar os envios junto com os voluntários da Wikimedia foi uma experiência incrível. Agora que o logo sonoro de Thaddeus foi escolhido como o vencedor, estamos ansiosos para que ele se junte a nós em nossos estúdios de Londres para que possamos trabalhar na gravação, mixagem e produção final de seu logo sonoro”, disse Aifric Lennon, Diretor de Estratégias de Pesquisas da MassiveMusic. “Este é o momento ideal para a Wikimedia desenvolver sua identidade sonora. Em um mundo que prioriza o áudio, nunca houve tantas oportunidades para uma marca ser ouvida.”

O concurso O Som de Todo o Conhecimento Humano serve como apoio à direção estratégica do movimento Wikimedia para 2030 e, mais especificamente, à recomendação de Inovar no Conhecimento Livre

Contato de imprensa

press@wikimedia.org 

A Fundação Wikimedia

A Fundação Wikimedia é a organização sem fins lucrativos responsável pela Wikipédia e outros projetos de conhecimento livre da Wikimedia. Nossa visão é de um mundo em que cada ser humano pode compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento. Acreditamos que todos têm o potencial de contribuir com algo para nosso conhecimento compartilhado e que todos devem poder acessar esse conhecimento livremente. Hospedamos a Wikipedia e os projetos da Wikimedia, construímos experiências de software para leitura, contribuição e compartilhamento de conteúdo da Wikimedia, apoiamos as comunidades de voluntários e parceiros que tornam a Wikimedia possível e defendemos políticas que permitem que a Wikimedia e o conhecimento livre prosperem. A Fundação Wikimedia é uma organização isenta de impostos 501(c)(3) dos Estados Unidos com escritórios em São Francisco, Califórnia, EUA.

Para mais informações sobre o concurso O Som de Todo o Conhecimento Humano, visite: soundlogo.wikimedia.org

Perguntas frequentes (FAQ) sobre o logo sonoro

The post O novo logo sonoro da Wikipedia: Anúncio do vencedor do concurso O Som de Todo o Conhecimento Humano appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
78132
SusunW está numa missão para incluir as mulheres na história com a Wikipédia https://wikimediafoundation.org/pt/news/2023/03/14/susunw-is-on-a-mission-to-write-women-into-history-with-wikipedia/ Tue, 14 Mar 2023 17:17:00 +0000 https://wikimediafoundation.org/pt/news/2025/07/29/susunw-is-on-a-mission-to-write-women-into-history-with-wikipedia/ Hoje, cientistas podem nos dizer com certeza que o aumento das emissões de dióxido de carbono está aquecendo o planeta. Mas quem foi a primeira pessoa a descobrir isso e quando isso aconteceu? Aposto que foi mais cedo do que você imagina. Conheça Eunice Newton Foote: uma cientista, inventora e ativista dos direitos das mulheres….

The post SusunW está numa missão para incluir as mulheres na história com a Wikipédia appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
Hoje, cientistas podem nos dizer com certeza que o aumento das emissões de dióxido de carbono está aquecendo o planeta. Mas quem foi a primeira pessoa a descobrir isso e quando isso aconteceu?

Aposto que foi mais cedo do que você imagina. Conheça Eunice Newton Foote: uma cientista, inventora e ativista dos direitos das mulheres americana do século XIX, cujas contribuições para a ciência climática foram efetivamente perdidas na história durante quase um século devido ao seu gênero. 

“I stumbled across her from a basic ‘women, climate, science’ search,” says User:SusunW,* the volunteer Wikipedia editor who completely revamped the encyclopedia’s article about Foote in 2022.

Hoje, a Wikipédia tem mais de 5.000 palavras sobre essa pessoa outrora esquecida, graças ao empenho de SusunW e de outras pessoas editoras que destacaram o trabalho de Foote. Você pode ter visto o artigo no topo da página principal da Wikipédia na semana passada, no Dia Internacional da Mulher — um reconhecimento especial concedido a artigos de excelente qualidade.

SusunW começou a editar a Wikipédia há cerca de nove anos, atraída pela aprendizagem e crescimento pessoal que ocorre quando ela escreve sobre grupos pouco reconhecidos de todo o mundo. A enciclopédia oferece um espaço para escrever em formato longo, uma ação que satisfaz sua curiosidade inata de descobrir mais sobre as pessoas que fizeram do nosso mundo o que ele é hoje. Ela é uma das centenas de milhares de pessoas voluntárias que doam seu tempo para escrever, fazer a curadoria e manter a Wikipédia como uma base de conhecimento para o mundo.

Embora o trabalho de SusunW na Wikipédia esteja focado em biografias de mulheres, ela me disse que também se sente frequentemente atraída por “ativistas, imigrantes e pessoas que são duplamente não representadas ou sub-representadas no registro histórico”. Isso significa que ela busca oportunidades para melhorar artigos na intersecção de gênero, etnia, ciência, deficiências, imigração e muito mais.

O interesse de SusunW por vozes não ouvidas remonta à sua infância. Ela cresceu em um bairro extremamente diversificado e percebeu que não via sua comunidade refletida no que lhe ensinavam na escola. “Esse tipo de história simplesmente me parecia errado”, diz ela. Seus estudos universitários resultaram em diplomas em história indígena e estudos sobre mulheres, duas disciplinas que eram frequentemente negligenciadas pela academia convencional da época.

“Precisamos reconhecer o que é feio para enxergar a beleza”, diz SusunW, reconhecendo que a história costuma ser mais complexa do que aquilo que nos foi ensinado ou que entendemos originalmente. “Prefiro muito mais as histórias completas de Washington e Jefferson [como escravizadores] do que as representações heroicas unidimensionais da minha infância”, ela exemplificou.

Também sabemos que nossas histórias não estão completas sem incluir as vozes daquelas pessoas que são mantidas fora das estruturas de poder. O trabalho de SusunW na Wikipédia ajuda a combater a lacuna de gênero em seu conteúdo; por exemplo, menos de 20% das biografias publicadas na versão em inglês da enciclopédia são sobre mulheres. Como ela me disse:

Precisamos respeitar as outras perspectivas e considerá-las para que nosso trabalho seja equilibrado. … Espero que qualquer artigo que eu escreva me ajude e ajude outras pessoas a entender a pessoa que estava envolvida, por que foi importante, o que influenciou as coisas a acontecerem como aconteceram, como isso influenciou outras pessoas, onde e quando aconteceu e permitir que as pessoas vejam algo de si mesmas na história de qualquer outra pessoa.

Envolver-se com a Wikipédia pode ser difícil, principalmente porque “aprender as regras e descobrir como editar na plataforma é difícil” (como diz SusunW), mas é extremamente importante: todas as pessoas podem desempenhar um papel para garantir que a história de amanhã seja inclusiva de todas as pessoas que a fizeram. Se você se animar, o conselho dela é procurar o Wikipedia Women in Red, um grupo wiki focado em melhorar os artigos de mulheres na Wikipédia. Eles organizam eventos repletos de pessoas prestativas e elaboram listas de tópicos que ainda não estão na Wikipédia sobre os quais as pessoas podem escrever.

Procurando se inspirar? Você pode ler todos os artigos da Wikipédia que SusunW escreveu.

*As pessoas editoras da Wikipédia são frequentemente identificadas por nomes de pessoas usuárias em vez de nomes completos.

Este blog faz parte de “Abrindo o Conhecimento: Histórias“, uma série que apresenta voluntários do movimento Wikimedia que estão ajudando o mundo a encontrar a verdadeira essência de todo o conhecimento humano nos projetos da Wikimedia. Se você quiser saber mais sobre o que é equidade de conhecimento, por que ela importa e como você pode nos ajudar a alcançá-la, junte-se a nós em “Abrindo o Conhecimento“.

Ed Erhart é especialista em comunicações na Fundação Wikimedia.

The post SusunW está numa missão para incluir as mulheres na história com a Wikipédia appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
77897
Women do News: combatendo a desigualdade de gênero no jornalismo através da Wikipédia https://wikimediafoundation.org/pt/news/2023/03/14/women-do-news-tackling-the-gender-divide-in-journalism-through-wikipedia/ Tue, 14 Mar 2023 17:16:00 +0000 https://wikimediafoundation.org/pt/news/2025/07/29/women-do-news-tackling-the-gender-divide-in-journalism-through-wikipedia/ A lacuna de gênero é um problema generalizado que tem chamado a atenção nos últimos anos, principalmente em relação à desigualdade salarial global entre homens e mulheres. No entanto, essa disparidade não se limita à remuneração; ela persiste em diversas áreas e setores, inclusive na redação. Por exemplo, apesar de algum progresso, apenas quatro em….

The post Women do News: combatendo a desigualdade de gênero no jornalismo através da Wikipédia appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
A lacuna de gênero é um problema generalizado que tem chamado a atenção nos últimos anos, principalmente em relação à desigualdade salarial global entre homens e mulheres. No entanto, essa disparidade não se limita à remuneração; ela persiste em diversas áreas e setores, inclusive na redação.

Por exemplo, apesar de algum progresso, apenas quatro em cada dez  pessoas funcionárias das redações dos Estados Unidos eram mulheres em 2018. Essa lacuna de gênero também se reflete na Wikipédia em inglês, onde menos de 20% de todas as biografias são de mulheres, e um número ainda menor fornece informações específicas sobre mulheres no jornalismo.

Reconhecendo a necessidade urgente de lidar com esse problema, um grupo de jornalistas apaixonadas pela profissão que, em 2019, concluíram o programa de liderança feminina “50 Mulheres Podem Mudar o Mundo no Jornalismo” decidiu agir. Seu objetivo era aumentar a visibilidade e o reconhecimento de mulheres jornalistas, melhorando a qualidade e a quantidade de suas informações na Wikipédia. Logo depois, a Women Do News nasceu com a missão de fechar a lacuna de gênero na Wikipédia e destacar as histórias e biografias dessas pessoas sub-representadas.

Jareen Imam, gerente de eventos e comunicações da Women Do News e ex-executiva de mídia, compartilha um pouco mais sobre a criação da organização. Segundo ela: “Realizamos nossa primeira editatona presencial em Nova York algumas semanas depois de criarmos a Women Do News, com dezenas de mulheres e homens que se reuniram para ajudar a adicionar biografias de mulheres jornalistas à Wikipédia. Nosso objetivo era gerar mais visibilidade, pois o setor tem tido dificuldades para reconhecer as histórias, contribuições e realizações de muitas mulheres jornalistas. Desde então, temos trabalhado para o crescimento desta organização sem fins lucrativos.”

Recentemente, conversei com Jareen para saber mais sobre a lacuna de gênero no jornalismo e como a Wikipédia pode ser uma ferramenta de mudança.

P: Se houvesse algo que você gostaria que as pessoas soubessem sobre a Women Do News, o que seria?

Jareen: As histórias das mulheres são importantes. Se olharmos para a história, algumas das maiores conquistas do jornalismo foram alcançadas por mulheres. No entanto, muitas dessas mulheres recebem muito pouco reconhecimento por suas contribuições. Queremos mudar isso e fechar a lacuna para as mulheres que trabalham no setor de jornalismo. Quanto mais representatividade adicionarmos à Wikipédia, mais oportunidades essas mulheres terão no setor de jornalismo para causar impacto.

Jareen Imam

Jareen Imam

Quanto mais representatividade adicionarmos à Wikipédia, mais oportunidades essas mulheres terão no setor de jornalismo para causar impacto.

P: O que lhe inspira a fazer parte da Women Do News?

Jareen: Contar as histórias de mulheres bem-sucedidas e inspiradoras me mantém motivada para fazer parte da Women Do News. Acho que a vida de todas as pessoas ficou mais complicada desde a pandemia, mas nossa missão tem sido muito inspiradora e nosso Conselho nos dá um apoio incrível. Women Do News sempre foi um espaço seguro e compreensivo, o que me deixa orgulhosa de fazer parte desta organização.

Também adoro o fato que a Wikipédia continua sendo uma fonte de conhecimento e verdade para as pessoas – isso me inspira a continuar editando. Não há muitos lugares na internet onde você possa encontrar conteúdo de qualidade que também seja gratuito para o público. Em uma época em que a desinformação e a informação errada estão cada vez mais presentes, acredito que a Wikipédia e o trabalho que a Fundação Wikimedia faz, como o movimento do conhecimento livre e o fornecimento de acesso fácil a informações factuais, são mais importantes do que nunca. As pessoas precisam ter acesso a informações de qualidade, confiáveis e de fácil acesso. A Wikipédia oferece algumas das melhores maneiras de combater a desinformação, que pode se espalhar rapidamente on-line, por meio de seus sistemas liderados pela comunidade — incluindo um feed com edições em tempo real que as pessoas editoras revisam regularmente e ferramentas de supervisão que pessoas editoras mais experientes podem usar para investigar edições problemáticas.

A Wikipédia oferece algumas das melhores maneiras de combater a desinformação, que pode se espalhar rapidamente on-line, por meio de seus sistemas liderados pela comunidade

P: Falamos frequentemente sobre lacunas de conhecimento na Wikipédia, mas nem sempre fazemos o suficiente para celebrar as conquistas. Você pode compartilhar uma conquista em equidade do conhecimento da qual a Women Do News se orgulha particularmente?

Jareen: Adicionamos Betsy Wade à Wikipédia logo após sua morte, em 3 de dezembro de 2020. Ela foi uma jornalista americana que se tornou a primeira mulher a editar texto de notícias no The New York Times. Ela também foi presidente do Simpósio de Jornalismo e Mulheres (JAWS, na sigla em inglês), uma das primeiras organizações sem fins lucrativos a apoiar e ajudar a aumentar a representação das mulheres no jornalismo.

Lembro de ter ficado surpresa depois de sua morte por ela não ter uma biografia na Wikipédia. Fiquei orgulhosa da nossa organização por publicar a biografia dela na Wikipédia tão rapidamente e, através do nosso trabalho, inspiramos outras pessoas a contribuir ainda mais e a desenvolver sua biografia. Betsy faz parte da história do jornalismo e estou feliz por termos conseguido registrar sua história na Wikipédia para que outras pessoas possam conhecê-la.

Betsy faz parte da história do jornalismo e estou feliz por termos conseguido registrar sua história na Wikipédia para que outras pessoas possam conhecê-la.

P: Como as pessoas podem participar da Women Do News?

Jareen: A maneira mais fácil de participar é se inscrever para receber nossa newsletter, o que pode ser feito facilmente em nosso site. Uma vez por semana, destacamos novas biografias que adicionamos à Wikipédia, bem como recursos para a nossa comunidade, datas de editatonas, eventos e conferências que estamos visitando e reuniões que estamos organizando. É uma ótima maneira de ver o que estamos fazendo e participar também.

Saiba mais sobre Women Do News e participe aqui.

Este blog faz parte de Open the Knowledge: Stories, uma série que apresenta voluntários do movimento Wikimedia que estão ajudando o mundo a encontrar a verdadeira essência de todo o conhecimento humano nos projetos da Wikimedia. Se você quiser saber mais sobre o que é equidade de conhecimento, por que ela importa e como você pode nos ajudar a alcançá-la, junte-se a nós em Open the Knowledge.

Esta entrevista foi editada para maior clareza e extensão.

Barbara Kandek é Associada de Comunicação da Fundação Wikimedia.

The post Women do News: combatendo a desigualdade de gênero no jornalismo através da Wikipédia appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
77935
Seis anos, 100.000 artigos: WikiGap tem como missão fechar a lacuna de gênero na Wikipédia https://wikimediafoundation.org/pt/news/2023/03/08/six-years-100000-articles-wikigap-is-on-a-mission-to-close-wikipedias-gender-gap/ Wed, 08 Mar 2023 09:53:00 +0000 https://wikimediafoundation.org/pt/news/2025/07/29/six-years-100000-articles-wikigap-is-on-a-mission-to-close-wikipedias-gender-gap/ É possível que neste exato momento, enquanto você lê estas palavras, um evento do WikiGap esteja sendo realizado em uma embaixada sueca em algum lugar do mundo.  Criados por meio de um esforço conjunto do Ministério das Relações Exteriores da Suécia e da Wikimedia Sverige, uma organização independente afiliada ao movimento Wikimedia na Suécia, os….

The post Seis anos, 100.000 artigos: WikiGap tem como missão fechar a lacuna de gênero na Wikipédia appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>

É possível que neste exato momento, enquanto você lê estas palavras, um evento do WikiGap esteja sendo realizado em uma embaixada sueca em algum lugar do mundo. 

Criados por meio de um esforço conjunto do Ministério das Relações Exteriores da Suécia e da Wikimedia Sverige, uma organização independente afiliada ao movimento Wikimedia na Suécia, os eventos de editatonas do WikiGap reúnem pessoas de vários países e idiomas para aumentar a representação das mulheres na Wikipédia. Isso também é conhecido como fechando a lacuna de gênero.

Embora continue a ser organizado por seus criadores, o WikiGap ganhou vida própria, com indivíduos e organizações organizando seus próprios eventos. Os resultados falam por si. 

Desde seu evento inaugural em março de 2018, mais de 100.000 novos artigos da Wikipédia foram criados como resultado dos esforços do WikiGap. “Isso é mais do que apenas um evento”, disse Josefine Hellroth Larsson, da Wikimedia Sverige, no ano passado. “Wikigap cresceu a ponto de se tornar um movimento por si só.”

Eric Luth, gerente de projetos na Wikimedia Sverige, tem ajudado a organizar o WikiGap desde 2020. Conversamos com ele sobre o WikiGap, seu impacto e seu futuro.

P: Quando o WikiGap foi criado? Qual é a história por trás de como e por que o grupo foi iniciado, e que impacto vocês estão querendo alcançar?

Em 2014, o governo sueco instituiu uma nova política  para se tornar o primeiro país do mundo a adotar uma política externa feminista. Isso significava promover a igualdade de gênero na elaboração de todas as suas políticas. Em 2017, algumas embaixadas suecas em diferentes regiões do mundo uniram forças com wikimedistas para organizar eventos convidando participantes a criar artigos sobre mulheres na Wikipédia. A política externa feminista, juntamente com esses primeiros eventos bem-sucedidos, inspirou o Ministério das Relações Exteriores da Suécia a transformar o WikiGap em uma campanha global em 2018. Desde então, os objetivos têm sido criar mais artigos sobre mulheres na Wikipédia, desenvolver fortes colaborações entre embaixadas suecas e pessoas voluntárias da Wikimedia em todo o mundo e, por último, destacar a importância da igualdade de gênero.
quality.

P: O que te entusiasma na Wikipédia e em outros projetos Wikimedia como um lugar para criar mudanças?

Adoro o fato de que o conhecimento na Wikipédia, e em outras plataformas da Wikimedia é criado por pessoas usuárias para pessoas usuárias. Todas as pessoas podem participar da cocriação do conhecimento, desde que as diretrizes básicas sejam seguidas.

A história na Wikipédia não é escrita por governos, grandes empresas ou partes interessadas formais — ela é escrita por todas as pessoas que desejam participar. É uma grande oportunidade, bem como uma grande responsabilidade. Centenas de milhões de pessoas recorrem às plataformas da Wikimedia para obter uma melhor compreensão do mundo em que vivemos.

Campanhas como o WikiGap visam atrair novas pessoas editoras e públicos-alvo, melhorando a diversidade das plataformas, que são fundamentais para garantir que consigamos capturar todos os aspectos do mundo em que vivemos, e não apenas subpartes dele. Quando o conteúdo das plataformas é melhorado, as pessoas cidadãs do mundo passam a ter uma compreensão mais verdadeira do mundo. O impacto é inacreditável.

Eric Luth

Eric Luth

A história na Wikipédia não é escrita por governos, grandes empresas ou partes interessadas formais — ela é escrita por todas as pessoas que desejam participar. É uma grande oportunidade, bem como uma grande responsabilidade.

P: O que Abrir o Conhecimento significa para você? 

Não podemos trabalhar pelo conhecimento livre e aberto se não trabalharmos ao mesmo tempo pela equidade. Assumimos a responsabilidade de coletar e compartilhar a soma de todo o conhecimento humano e, para alcançar isso, algumas partes desse conhecimento exigem um esforço adicional. Nosso trabalho é árduo, pois há mais material de origem disponível sobre alguns tópicos (como sobre homens ou pessoas do Norte Global). [Nota da autor: atualmente, apenas menos de 20% do conteúdo em todos os projetos Wikimedia, incluindo biografias na Wikipédia, são de mulheres]. Mas teremos que usar esse fato como incentivo para o nosso trabalho, e não seguir o caminho mais fácil. Abrir o Conhecimento está nos ajudando a reconhecer isso e a nos fortalecermos mutuamente nesse esforço.

Não podemos trabalhar pelo conhecimento livre e aberto se não trabalharmos ao mesmo tempo pela equidade.

Q: Falamos frequentemente sobre lacunas de conhecimento na Wikipédia, mas nem sempre fazemos o suficiente para celebrar as conquistas. Você pode compartilhar uma conquista em equidade do conhecimento da qual o Wikigap se orgulha particularmente?

Desde 2018, cerca de 100,000 artigos foram criados ou melhorados por meio da campanha WikiGap — em eventos realizados em mais de 70 países e em mais de 50 idiomas. O que surgiu foi uma campanha global de base, com resultados incrivelmente impressionantes em todo o mundo. Ao mesmo tempo, novas pessoas líderes voluntárias que impulsionam o movimento do conhecimento livre estão sendo formadas. Sabemos que vários novos grupos de pessoas usuárias — grupos que se concentram em determinados tópicos ou pessoas sobre as quais escrever na Wikipédia — foram formados como resultado dos eventos do WikiGap. Esses novos grupos agregam conhecimento que talvez nunca teriam chegado às plataformas. Tenho orgulho da crescente diversidade na Wikipédia e em seus outros projetos, mas também tenho orgulho da crescente diversidade das pessoas voluntárias envolvidas em nosso movimento. Em última análise, isso ajuda a abrir caminhos para uma criação mais sustentável e diversa de conhecimento na Wikipédia e além dela.

Tenho orgulho da crescente diversidade na Wikipédia e em seus outros projetos, mas também tenho orgulho da crescente diversidade das pessoas voluntárias envolvidas em nosso movimento. Em última análise, isso ajuda a abrir caminhos para uma criação mais sustentável e diversa de conhecimento na Wikipédia e além dela.

P: Como as pessoas podem participar do WikiGap?

Existem várias maneiras! Uma delas é ser uma pessoa organizadora de um evento WikiGap.  Temos ferramentas para ajudar a criar eventos presenciais e virtuais. Esta é uma ótima maneira de se envolver, pois inclui ainda mais participantes do movimento e parceiros externos. Você também pode verificar com seu grupo de pessoas usuárias ou organização afiliada local se já existem planos para um evento.

P: Qual seria uma ação que alguém poderia realizar hoje para ajudar a fechar as lacunas de conhecimento na Wikipédia?

Faça sua primeira edição! Você não precisa escrever um novo artigo do zero; é igualmente útil adicionar uma referência, verificar os fatos, corrigir a gramática ou expandir um artigo existente.

Você pode saber mais sobre o WikiGap em sua página de Web no Meta-Wiki.

Este blog faz parte de Open the Knowledge: Stories, uma série que apresenta voluntários do movimento Wikimedia que estão ajudando o mundo a encontrar a verdadeira essência de todo o conhecimento humano nos projetos da Wikimedia. Se você quiser saber mais sobre o que é equidade de conhecimento, por que ela importa e como você pode nos ajudar a alcançá-la, junte-se a nós em Open the Knowledge.

Ed Erhart é especialista em comunicações na Fundação Wikimedia.

The post Seis anos, 100.000 artigos: WikiGap tem como missão fechar a lacuna de gênero na Wikipédia appeared first on Fundação Wikimedia.

]]>
77940